terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Galinha caipira com canjiquinha


Coitada, coitadinha
Da galinha-d'Angola
Não anda ultimamente
Regulando da bola
(Vinícus de Moraes/Toquinho, A galinha d'Angola)






Galinha com canjiquinha é uma comida de inverno. Mas, com o surpreendente friozinho que, em pleno mês de dezembro, está fazendo no Rio Grande do Sul (ontem, em algumas cidades, chegou a fazer perto de zero grau!), nada mais adequado.
Comecei cortando uma galinha caipira pelas juntas, temperei com sal e pimenta. Numa panela de ferro, coloquei um fio de óleo,  dourei os pedaços de galinha, juntei duas cebolas picadas, dois dentes de alho, fritei mais um pouco, depois juntei três tomates picados e umas duas xícaras de água quente.  Tampei a panela, deixei cozinhar em fogo baixo até a galinha amaciar. Levou mais de uma hora. 
Enquanto a galinha cozinhava, em outra panela grande, coloquei meio pacote de canjiquinha, cobri com água, salguei, colocando também algumas colheres do molho do frango para temperar. Deixei cozinhar em fogo baixo, por quarenta minutos, mexendo às vezes, tomando cuidado para não grudar no fundo. Mantive o fogo muito baixo e usei uma colher de pau de cabo longo, pois a canjiquinha 'pipocava' muito, sujando o fogão.  
Despejei a canjinquinha na panela da galinha, misturei tudo, conferi o tempero e deixei ferver por mais quinze minutos, mexendo às vezes.  
Ficou bem gostosa. Servi como prato único, salpicada com cebolinha e salsinha picadas. Até quem, no início, torceu o nariz para a aparente rusticidade do prato acabou se rendendo (e repetindo!) depois de provar. 
Sobrou a outra metade do pacote. Se o frio continuar, talvez eu tente fazer canjiquinha com costelinha, outra delícia 'mineirúcha'...

3 comentários:

  1. Eu gosto demais de canjiquinha mas com frango aí é de matar mesmo, que delícia!!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cumadi,
    Canjiquinha é comidinha que mineiro como o ano inteiro...=D ...
    Aqui em sampa não é muito comum, mas eu não deixo faltar aqui em casa...
    Nem carecia do franguin, viu?!
    Um bejim procê!

    ResponderExcluir
  3. Gurias, Acho que tenho um pé em Minas, de tanto que gosto deste prato. Mas até hoje só comi com frango ou costelinha, nem sabia que existia versáo diferente. Vou experimentar. Aliás num livro americano li que no sul usam algo chamado 'grits'. Tou pra ver se não é a nossa canjiquinha...

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll