sábado, 20 de novembro de 2010

Queijo frito


O queijo empanado é um ótimo acompanhamento ou lanche. Aqui no sul é servido em muitas galeterias como um dos acompanhamentos do frango assado. Nâo curto muito frituras na minha cozinha, mas para este queijo abro uma exceção, porque o resultado é uma delícia.
O preparo é bem fácil e rápido. Infelizmente não é nada light, mas, enfim,  não se pode ter tudo nesta vida...
Primeiro, cortar o queijo minas meia cura em retângulos. Numa tigela, colocar um ovo pequeno, meia xícara de farinha de trigo, meia xícara de líquido (água, leite ou cerveja, de preferencia gelados). Misturar bem até formar um creme espesso e homogêneo. Salgar, de leve.
Esquentar óleo para fritura numa panelinha ou frigideira alta. Passar o queijo na mistura de farinha e colocar diretamente no óleo quente. É importante que a fritura seja em óleo quente e muito rápida, só até dourar por fora, para que o queijo derretido não escape e espirre na gordura. 
Servir imediatamente. A casquinha crocante que se forma por fora, ao ser rompida com o garfo, revela o queijo quente e derretido. 
Desta vez o queijo frito foi servido no almoço do feriadinho, acompanhado de saladinha de rúcula fresca, tomate uva e fundo de alcachofra. Depois fomos queimar as calorias passeando no ultimo dia da Feira do Livro.

2 comentários:

  1. Porque tudo que é bom engorda!? Mas é só comer com moderação né?
    Boa semana para você, bjs

    ResponderExcluir
  2. Se não engorda, é ilegal ou imoral :))) Fiquemos com o menor dos males que é engordar... Bom fim de semana!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll