domingo, 21 de novembro de 2010

Pão de aipim de sábado



- Essas plantas de rapina
são tudo o que a terra dá
diga-me ainda, compadre
que mais fazia por lá?
- Tirei mandioca de chãs
que o vento vive a esfolar
e de outras escalavras
pela seca faca solar.
(João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina)


O pão de aipim não tem receita exata, o importante é dar o ponto de pão que desgruda das mãos, mas é uma massa ainda macia. Como líquido, gosto de usar a própria água de cozimento do aipim, mas também pode ser leite ou água. Podem ser usadas as sobras de aipim cozido.

Na tigela grande, coloquei uns dois terços do pacote de farinha (de um quilo), um envelope de fermento e uma colher de açúcar. Misturei tudo, fiz um buraco no meio. Amassei mais ou menos duas xícaras de aipim com uma xícara de líquido (pode usar o liquidificador). Amornei um pouco essa mistura - mas não deixei ficar muito quente, pois o calor excessivo mata o fermento. Juntei um ovo, mais ou menos duas colheres de manteiga e uma pitada de sal. Despejei esse creme no meio da farinha. Fui misturando com uma colher.



Depois sovei por alguns minutos. Precisou de um pouco mais de farinha, pois a mistura estava muito úmida. Provei o tempero, antes de dar por finalizada.




Untei a tigela, girei a massa para untar dos dois lados, cobri com plástico e depois com uma toalha.  Deixei crescer até chegar ao dobro do tamanho (levou uma hora). Untei a forma de assar, baixei a massa (tirando da bacia e apertando) e formatei o pão. Desta vez, fiz duas tranças, mas podia ter sido assado em forma de pão de forma, ou em pequenos pãezinhos modelados a gosto.


Coloquei na forma e deixe crescer de novo, mais meia hora. Pré-aqueci o forno e coloquei para assar em forno médio. Antes de levar ao forno, passei café na superfície do pão, para dar uma cor bonita ao assar.
Quando estava com a superfície assada, e o som ao bater-se com o nó dos dedos embaixo da forma foi oco, retirei o pão do forno e deixei esfriar.
Na tarde de sábado, a caminho da Feira do Livro, os amigos fizeram festa na varanda, com pão, requeijão (particularmente, adoro a combinação deste pão com requeijão, fica perfeito!), manteiga e geléia de morango com pimenta.




5 comentários:

  1. Mãezinha numero 2!
    Teu blog tá um arraso!!Incrivelmente inspirador :):)
    Continua com as delicias!
    Saudades,
    beijos Jacque, filha numero 3

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Jacque, só falta tu na mesa! Saudade tua, Guria!

    ResponderExcluir
  3. Foi o primeiro pão que eu fiz que deu 100% certo. Adorei! Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
  4. Que legal, Deni, fico muito feliz em saber! Parabens, que seja o primeiro de muitos!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll