quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Calda de vinho para sorvete

Ninguém desvendará o Mistério. Nunca saberemos
o que se oculta por trás das aparências.
As nossas moradas são provisórias, menos aquela última.
Não vamos falar, toma o teu vinho.
(Omar Hhayan, Rubayat)


Para a sobremesa do almoço de despedida da querida parceira Margarete, que está voando para novos rumos e que nos deixa tantas saudades, fiz uma redução de vinho para acompanhar o sorvete.   
Numa  panela pequena, coloquei duas xícaras de vinho tinto seco e duas colheres de sopa de açúcar cristal (como não gosto muito doce, uso pouco açúcar, mas se gostar, use mais, até uma xícara). Levei ao fogo baixo e deixei reduzir até um terço. Servi a calda morna, com sorvete de creme.


É ótima para servir com sorvete, uma alternativa às caldas de frutas vermelhas ou de chocolate, para dar um glamour ao sorvetinho básico.
Neste dia, fiz só o suficiente para as seis porções da sobremesa, mas a redução pode ser preparada em maior quantidade e conservada na geladeira, numa garrafa ou vidro. E, se gostar, perfume com cravo, ou canela, ou ambos.

4 comentários:

  1. Posso usar essa calda também gelada.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode até guardar na geladeira. O legal de servir quente é o contraste de temperatura, mas fria fica bom também. Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Pensei em usar essa receita na cobertura de uma mousse...será que fica legal?

    ResponderExcluir
  3. Quero fazer na minha sorveteria. Posso conservar na geladeira e aquecer no micro pra pôr em cima do sorvete na hora de servir. O que acha?

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll