quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Uvas no mar negro

Este doce, composto de uvas, brigadeiro e cobertura de suspiro, é um clássico aqui em casa. O criativo nome foi inventado por um amigo das filhas.
Preparar um brigadeiro com três latas de leite condensado, meia lata de leite comum, seis colheres de chocolate em pó e uma colher bem cheia de manteiga. Colocar num pirex grande e levar ao microondas, por nove minutos, mexendo de três em três minutos. Deve ficar consistente, mas mais cremoso que o brigadeiro de enrolar, pois será servido (e degustado) de colher. Se ainda não estiver pronto, vá colocando mais dois minutos de cada vez, mexendo a seguir, até engrossar. Ao esfriar, o creme fica mais consistente;




Separar meio quilo de uvas dedo de dama - para esta receita usei uvas rubi, as únicas que encontrei. Lavar as frutas, depois cortar ao meio, tirando as sementes. Forrar o fundo de uma travessa com as uvas.



Cobrir as uvas com o brigadeiro.


Para a cobertura, fazer um merengue italiano, aquecendo levemente numa panelinha sobre fogo baixo quatro claras, misturadas com doze colheres de sopa de açúcar.


 Deixar aquecer, sempre mexendo.


Colocar numa tigela e bater à mão, ou na batedeira, até formar picos.


Quando estiver no ponto, parar de bater, juntar 400 gramas de nata ou creme de leite sem soro, misturando levemente.



Cobrir o doce, levar à geladeira. Servir bem gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll