domingo, 1 de agosto de 2010

Alho confit

Na panelinha de barro, coloquei os dentes de quatro cabeças de alho, sem descascar totalmente. cobri com óleo e levei ao forno bem fraquinho - 80 graus - por um pouco mais de uma hora.



O confit conserva-se por bastante tempo na geladeira. O alho, que sai inteiro da casca, fica com sabor bem delicado, quase adocicado. Pode ser usado como tempero, pode ser passado no pão, pode ser ingredientes de pastinhas e sopas. O óleo fica suavemente saborizado e perfumado, podendo ser usado para refogar, passar no pão, preparar o arroz, e em tudo o mais em que normalmente é usado azeite e alho.

2 comentários:

  1. Quantas coincidências nos cercam né... Certamente vamos descobrir muitas mais ainda... Não é a toa que moramos no mesmo bairro, pertencemos a mesma "tribo", rsrsrs. Adorei a dica do alho, sempre quis fazer, mas não sabia o procedimento. Na verdade não tinha muita familiaridade com a técnica "confit", resolvi me informar mais depois que vi tua postagem do bacalhau. Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente, é uma mão na roda, para se ter na geladeira. Já rendeu pão com tomate, bruschetta, torradinhas, macarrão ao alho e óleo... Como diria Scarlet, nunca mais faltará isso na minha geladeira outra vez. :)

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll