segunda-feira, 26 de julho de 2010

Tiramisù

"Acórtate la falda nueva
despiértate al oscurecer
túmbate al sol cuando lluevano
desordenes mi taller
Tiramisú de limón

helado de aguardiente
muñequita de salón
tanguita de serpiente."
(Joaquin Sabina, Tiramisù de Limón)

Uma das sobremesas do aniversário da filhota foi um tiramisù. Fiz com seis gemas, 100 gramas de açúcar de confeiteiro, 700 gr de queijo mascarpone, três claras, 1 pacote e meio de biscoitos champanhe, 2 xicaras de café forte (sem açúcar), 4 colheres de vinho do porto, cacau em pó para polvilhar.
Bati as gemas com o açúcar de confeiteiro até dobrarem de volume. Juntei o mascarpone e continuei batendo até ficar bem cremoso e fofo. Em separado, bati as claras em neve e incorporei delicadamente ao creme de mascarpone. Misturei numa tigela o café e o vinho do porto, molhei os biscoitos nessa mistura, deixei escorrer e fui forrando o fundo da travessa.



Depois coloquei metade do creme. Nesta hora deveria ter polvilhado com cacau em pó, mas esqueci... A seguir coloquei mais uma camada de biscoitos umedecidos, outra de creme.

Por último, polvilhei cacau. Cobri com filme plástico e levei à geladeira.



É uma sobremesa linda, (só se desmoronou um pouco ao cortar os pedaços. Mas ainda assim ficou bem gostosa) ---> Atualização: Voltou à geladeira e ficou perfeito, se desmoronou por ter ficado no calor do ambiente. Detalhe: no dia seguinte estava ainda melhor!
Os sabores do queijo, café, cacau e vinho do porto se completam muito bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll