domingo, 4 de julho de 2010

Sábado preguiçoso: frango assado ao alho

'Que prazer mais um corpo pede
Após comido um tal feijão?
— Evidentemente uma rede
E um gato para passar a mão...'
(Vinicius de Moraes, Feijoada à minha moda)
O almoço de sábado é a refeição que mais gosto da semana, já é uma tradição familiar. Desta vez tivemos visitas especiais: amigos meus e das filhas.
Preparei frango e alho assado. Temperei coxas e sobrecoxas de frango com uma pastinha feita com cebola, alho, limão, pimenta e sal. Deixei repousar um pouco para pegar o gosto do tempero. Peguei três cabeças de alho, separei os dentes, sem descascá-los.Untei uma assadeira, coloquei o frango e inseri entre os pedaços os dentes de alho inteiros. Coloquei alguns galhos de alecrim para perfumar o assado, depois cobri com papel alumínio.




Assei por quarenta minutos, tirei o papel e deixei mais dez minutos para dourar os pedaços de frango. O alho assado assim fica cremoso e quase doce, muito saboroso.

O acompanhamento foi macarrão gravatinha com molho ao sugo. Refoguei duas cebolas em óleo de oliva, adicionei um dente de alho picado, depois dois quilos de tomate picado. Deixei apurar em fogo baixo, até formar um molho grosso. Temperei com sal. Cozinhei o macarrão al dente, escorri, misturei o molho e por cima coloquei queijo ralado.


2 comentários:

  1. parabens eu fiz todo passo a passo e ficou maravilhoso ....adorei...beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que legal, fico feliz que tenha dado certo. Obrigada!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll