sexta-feira, 23 de julho de 2010

Minha cidade não tem mar

'Amanhã eu vou pescar
Há um peixe vitalizado
que a Ritinha vai guisar
na panela de alumínio
que brilha mais que o luar.
Hoje ele está no seu líquido
e opaco mundo lunar.
Pequena seta de prata
furando a carne do mar.'
(Menotti del Picchia, Destino)

Gosto muito de peixe, mas minha cidade não tem mar.... devo me contentar com o peixe congelado. Neste caso, usei merluza.
Temperei um quilo de filé com limão, sal e aquele molho de soja especial, presente dos amigos de Big River. Untei um refratário, coloquei o peixe e levei para assar.

Enquanto o peixe assava, preparei um molho branco simples, colocando numa tigela meio litro de leite, uma colher de manteiga e uma colher cheia de farinha de trigo. Mexi bem e levei ao microondas por seis minutos, mexendo a cada dois minutos, até engrossar.
Coloquei o molho no liquidificador, juntei uma caixinha de creme de leite, bati e fui adicionando queijos: um pedaço de ricota, outro de queijo minas, parmesão, gorgonzola e fatias de queijo prato. Eu e o provador fomos experimentando e acertando o sabor, colocando mais queijo e uma pitada de sal. Quando nos demos por satisfeitos, despejamos o molho sobre o peixe que assava há uns quinze minutos e deixamos por mais quinze minutos até gratinar.


Para acompanhar o peixe, fizemos batata ao vapor, descascando seis batatas e colocando na panela de vapor até ficarem macias. Temperamos com sal e salsinha picada.


Para beber, tomamos vinho branco, que fez uma ótima combinação com o peixe e com o luar. Foi presente da amiga. Obrigada, Lu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll