domingo, 20 de junho de 2010

Geléia de laranjas e limões galegos

‘milagre de inverno
agora é ouro
a água das laranjas’
(Paulo Leminski)

Fiz uma versão simplificada da geléia de laranjas e limões galegos do blog ‘Simplesmente Delícia’ (http://www.simplesmentedelicia.com/?p=774.). Eu não tinha pectina em casa, e apostei que as frutas já proviriam a receita de pectina suficiente, já que são usadas inteiras. Também não usei cardamomo, porque queria uma geléia só com o sabor dos cítricos.
Fatiar um quilo e meio de laranjas e 450 gramas de limões galegos - aqui a preguiça bateu e as minhas fatias não ficaram tão fininhas como deveriam.. mas tá valendo. Ferver 300 gramas de água com um quilo de açúcar cristal, até dissolver o açúcar. Despejar a calda fervente sobre as frutas fatiadas. Nesse ponto, a receita recomenda deixar descansar por pelo menos oito horas. Eu deixei mais de doze horas.



Passar as frutas no processador, aos poucos, para picar, mas sem moer, deixando ‘pedaçudas’. Despejar numa panela ou tacho grande, levar ao fogo e quando ferver, juntar mais 50 gramas de açúcar. Cozinhar, mexendo de vez em quando para não pegar no fundo da panela, até a consistencia de geléia.



Demorou uns quarenta minutos para ficar pronta, grossinha como as schmiers ao gosto de nós, os gaúchos.



Rendeu um vidro grandão. Ficou doce, mas não muito. Aprovadíssima para acompanhar o chá e o bolinho simples!





3 comentários:

  1. Que bom que voce gostou dessa geléia e foi otimo saber que a pectina não é absolutamente necessaria! Facilita a vida!! Um beijo e boa semana!
    Flavia Pantoja

    ResponderExcluir
  2. Amo citricos! Adorei essa geléia! bjs

    ResponderExcluir
  3. Flávia, obrigada, é muita gentileza sua. Beta, não deixe de experimentar, é deliciosa mesmo. Hoje recebi de presente mais laranjas, acho que vem mais geléia por aí :)

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll