sábado, 19 de junho de 2010

Batatas no sal e costela assada

'Um prato fundo
Pra toda fome
Que há no mundo'
(Zeca Baleiro, Quase nada)

Para receber a irmã no almoço do sábado chuvoso, preparei uma costela assada e batatas assadas no sal grosso com alecrim.

Para preparar a carne, separar um quilo e meio de costela, temperar com sal, alho picado e pimenta, se possível de véspera, deixando na geladeira, bem embrulhado. Em uma assadeira, colocar um fio de óleo, acomodar a costela. Três cabeças de alho foram para a assadeira para assar junto com a carne.


Cobrir a assadeira com papel alumínio e levar ao forno por duas horas. Abrir o papel e verificar o ponto. Se estiver macia, abrir o papel alumínio e deixar mais vinte minutos para dourar.



Servir com as batatas, que se prepara lavando bem batatinhas novas, com casca. Separar meio quilo de sal grosso e dois ramos de alecrim. Numa panela de barro ou refratário fundo, preferencialmente com tampa, colocar uma camada de sal grosso, depois acomodar algumas batatas e um ramo de aclecrim.




Repetir as camadas até encher a panela. Não se preocupe com a quantidade de sal, que parece excessiva: as batatas não absorvem mais sal do que o necessário.



Eis a batata, pronta para ir ao forno.



Tampar a panela, ou cobrir com papel alumínio, assando por mais ou menos duas horas, até que as batatas estejam tenras. Ao abrir a panela, o perfume de alecrim é delicioso.
Servi tudo na mesa, na própria panela de barro.

E depois fomos papear e ver as fotos das férias. Tudibão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll