quarta-feira, 19 de maio de 2010

Os prazeres da carne

Por mais raro que seja, ou mais antigo,
Só um vinho é deverás excelente.
Aquele que tu bebes, docemente,
Com teu mais velho e silencioso amigo.
(Mário Quintana)
A diversão da Lilica começa na procura dos ingredientes. Desta vez, acertamos no Moacir. Dois atendentes, simpáticos e curiosos com o inusitado: mulheres experimentando a técnica da 'carniceria', comprando carne 'suja', para, com arte, transformar num filé recheado. Ah, tem também o franguinho fresquinho, para ser trucidado, opa, ou melhor, desossado, segundo a técnica da Professora Gláucia.
Ao som da Cher, armadas com facas bem afiadas e abastecidas de uma garrafa de cava, fomos à 'cirurgia'. Nossa, ninguém podia imaginar o que ia acontecer. De repente, a alma agradece, a inspiração desce...

O resultado: Filé recheado à portuguesa, com acompanhamento de saladinha e da vagem da Profi Gláucia:

Fizemos o filé recheado assim: abrimos a parte central do filé, fazendo um 'bifão', temperamos com sal e pimenta, pingamos algumas gotas de vinho. A seguir, recheamos com alho porró, cebola picada, pimentões vermelhos e fatias de queijo muzzarela. Enrolamos ‘de comprido’ e fechamos com palitos.

Selamos todos os lados do filé na panela de ferro, com óleo aquecido quente. Depois, terminamos o cozimento no forno pré-aquecido, em uma assadeira forrada com cebola, aipo e pimentões picados, por 15 minutos.

Frango desossado, ao pesto:

Fizemos o frango recheado assim: desossamos o frango, temperamos dos dois lados com uma pasta de cebola, óleo, cúrcuma e pimenta. Depois cobrimos a parte interna com molho pesto, colocamos algumas rodelas de alho porró e tiras de queijo minas. Enrolamos, prendemos com palitos e levamos ao forno quente, por cerca de 20 minutos.

Para adoçar a boca, finalizamos com uma sobremesa 'inventada': sorvete com calda de bergamota, mel e especiarias inimagináveis...



Ao final, pura felicidade e a certeza da nossa amizade, junto com a fiel parceira Dani.

Nesta Provincia de São Pedro, aos 18 de maio.

Lilian, C. e Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll