sexta-feira, 16 de abril de 2010

Intimas Suculencias

No livro que emprestou seu nome a este post, Laura Esquivel afirma que a carga afetiva da pessoa que cozinha se transmite à comida, sendo que esta energia "es la que convierte el acto de comer en un acto de amor".

Hoje foi o primeiro dia no curso da confraria, não sem antes terem sido superado alguns percalços. Das apresentações das participantes surgiram as motivações mais diversas para fazer o curso, porém sobressaiu a abordagem da comida como elemento de aglutinação de pessoas, modo de sentir e proporcionar prazer.

A comida pode gerar saude ou doença, significar prazer ou nutrição. Pode ser trash ou gourmet, slow ou fast food, molecular ou étnica... possibilidades quase infinitas. Em qualquer caso, o ritual da alimentação diz com a cultura, as origens, a etnia, com a própria identidade de um povo.

Reunir as pessoas em torno ao fogo, desde sempre, é um ritual que traz em si bem mais que o simples ato de ingerir alimentos: encerra sentimentos, emoções, união, calor, amor. Quantas vezes a visão ou o cheiro de uma determinada comida nos traz lembranças de infancia, de pessoas queridas...

Que nos próximos meses, ao redor do fogo, possamos juntar vida e arte, seduzindo e sendo seduzidas pela comida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll