terça-feira, 24 de julho de 2018

Bolinho invertido de abacaxi

Be a pineapple: stand tall, wear a crown, and be sweet on inside. 
Já sabem que eu adoro bolo invertido, por aqui tem receita de bolo invertido de carambola, de laranja, de bergamota... Acho lindo virar o bolo e descobrir as frutinhas incrustadas na massa como pequenas joias. 
Aproveitando o final da safra do abacaxi, resolvi fazer um bolo com o ultimo abacaxi da fruteira. Bem rapidinho, saíram da cozinha liliquiana estes mini bolinhos de abacaxi, estreando a forma de bolos quadradinhos que trouxe de viagem.  Mas fica ótimo em forminhas redondas ou então em uma unica forma, ok também. 
Por hoje chega de papo furado, segue a receita que conquistou a galera aqui de casa.  
Ingredientes do bolo
1/4 xícara de manteiga 
2 ovos pequenos
1 xícara de açúcar 
1/2 xícara de leite morno
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo 
1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de extrato de baunilha 
Ingredientes da calda 
6 colheres de açúcar
6 colheres de água
1 abacaxi 
Modo de preparo

Ligue o forno para pre-aquecer a 180 graus. 
Preparar primeiro a calda caramelada. Descascar o abacaxi e cortar em fatias. Levar uma frigideira ao fogo com açúcar, deixando em fogo baixo sem mexer até ficar um pouco moreninho. Juntar a água e deixar ferver alguns minutos em fogo baixo, para ficar em ponto de calda grossa. Jogar o caramelo no fundo da forma, ou formas, de bolo. Colocar as fatias de abacaxi sobre a calda, no fundo da(s) forma(s).
Para a massa do bolo, em uma tigela, bater levemente os ovos, a manteiga, o açúcar, o leite e a baunilha. Juntar a farinha e o fermento, misturar de leve. Despejar na forma preparada e levar ao forno. Estará pronto quando um palito espetado no centro do bolo sair seco. O tempo de forno vai depender do tamanho da forma e do seu forno. Se assar em formas individuais, vai levar de 15 a 25 minutos, se assar em forma unica, de 30 a 45 minutos. Vai testando.
Depois de retirar do forno, deixe esfriar alguns minutos e desenforme. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll