sexta-feira, 2 de março de 2018

A Itália visita a Bahia: ravioli de vatapá com camarão

Ahi, ahi, ahi, Maria,
Maria de Bahia, 
sei soltanto tu
la gioia della vita mia.
Ahia Maria se mi baci tu
sento un fuoco di passion
che mi brucia il coração.
(Hornez/Misraki - Bruneri/Garcia/Leonardi, Maria de Bahia)


Este blog anda meio parado... para "sacudir a poeira" por aqui", posto a receita que inventei no sábado, melhor dia de fazer uma baguncinha boa na cozinha!
Para o almoço com a querida familinha de amigos, fiz estes raviolis recheados com vatapá e no molho simplesmente camarões na manteiga.  
Fiz uma dose generosa de vatapá mais do que suficiente para o recheio, e sobrou bastante para degustar como recheio de mini acarajés, cuja receita logo postarei por aqui. 
Para variar a trilha sonora, em vez de "Vatapá" de Caymmi, vale ouvir, do fundo do baú, a versão italiana da famosa canção francesa "Maria de Bahia".

Ingredientes da massa
2 xícaras de farinha
2 ovos grandes
sal, 1 colher de azeite de oliva

Ingredientes do recheio

1 colher de azeite 
1 cebola pequena picada 
2 pãozinhos franceses
400 ml de leite de coco 
300 g de camarões miúdos 
1 colher de chá de gengibre ralada
1/3 xícara de castanha de caju torrada 
1/4 xícara de amendoim torrado
1 colherada de azeite de dendê 
sal e pimenta malagueta

Ingredientes do molho
4 colheres de manteiga
400g de camarões grandes limpos 
sal, pimenta
Modo de fazer
Para a massa, misture todos os ingredientes com um garfo, depois sove um pouco sobre uma superfície polvilhada com farinha. Fazer uma bola, cobrir e reservar, se possível por meia hora.
Para o recheio, colocar no copo do liquidificador o pão e o leite de coco e deixar de molho por alguns minutos. Aquecer o azeite em uma frigideira, refogar a cebola. Juntar ao copo liquidificador, adicionando também as castanhas e o amendoim. Bater para desmanchar. Na panela em que fritou a cebola, junte os camarões e refogue um minutinho. Adicione o conteúdo do liquidificador e cozinhe mexendo até reduzir e engrossar um pouco. Juntar o dendê, temperar com sal e pimenta malagueta e reservar.
Abrir a massa, com rolo ou máquina, sobre uma superfície polvilhada com farinha. Deixe bem fina. Marcar metade da massa levemente com o cortador no formato desejado, sem cortar. Colocar uma colherada do recheio em cada raviolo. Fechar com a outra metade da massa, pressionar as bordas de massa sobre o recheio e cortar. Reservar os raviolis em um superfície enfarinhada.
Preparar o molho, aquecendo em uma frigideira grande a manteiga, juntando o camarão. Tempere com sal e pimenta e deixe fritar por alguns minutos. Desligar o fogo e conservar na própria frigideira.
Em uma panela grande, aquecer água levemente salgada. Juntar os raviolis e cozinhar delicadamente por 2 a 3  minutos. 
Reaquecer o molho e colocar os raviolis na frigideira do molho, sacudindo para envolver com a manteiga. Servir imediatamente, de preferência ao som de "Maria de Bahia". :)  

Um comentário:

  1. Oi amiga, bt!
    Custei, mas cheguei e já cheguei me deliciando com essa receita maravilhosa. Claro que vou levando.
    Eu sou carioca, mas super fã das comidinhas baianas. Vou ficar no aguardo da receita desses mini acarajés. Hummmmmmmmmmm!
    Bjsssssssss

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll