quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Carpaccio de vieiras

“E penso que é assim mesmo que a vida se faz: de pedaços de outras gentes que vão se tornando parte da gente também. E o melhor é que nunca estaremos prontos, finalizados... haverá sempre um retalho novo para adicionar a alma. Portanto, obrigada a cada um de vocês que fazem parte da minha vida e que me permitem engrandecer minha historia com os retalhos deixados em mim. Que eu também possa deixar pedacinhos de mim pelos caminhos e que eles possam ser parte das suas histórias. E que assim de retalho em retalho, possamos nos tornar, um dia, um imenso bordado de nós” (Cora Coralina)
Inspiradas em um prato que provamos em um  jantar, fizemos esse carpaccio de forma improvisada para abrir o jantar com as amigas. Para a guarnição, fomos 'catando' coisas na geladeira. O molho simples de azeite e limão uniu tudo. Ficou uma delícia, leve, fácil e gostoso.  
Ingredientes
4 vieiras por pessoa
pimenta vermelha pequena cortada em tirinhas
guarnição: alcaparras, azeitonas pretas, folhinhas de coentro, tirinhas de folhas de capuchinha, tirinhas de presunto cru
molho: azeite, limão e sal, pimenta
Modo de fazer
Prepare o molho, misturando em uma tigelinha 2 ou 3 colheradas de azeite de oliva, um pouco de suco de limão e 1 pitada de sal.  
Cubra a tabua de cozinha com papel filme, coloque 4 vieiras próximas uma das outras, cubra com outra folha de papel filme e achate as vieiras, pressionando com o fundo de uma panela ou frigideira pesada, até que as vieiras fiquem bem fininhas. Retire o papel filme de cima, passe a mistura de azeite e limão em cima das vieiras e vire em um prato. Pincele o outro lado também com a mistura. Disponha as guarnições e jogue o restante da mistura de azeite por cima de tudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll