sexta-feira, 18 de agosto de 2017

O que fazer se a vida te der muitos limões, laranjas, bergamotas? Limonadas e muito mais...

A laranja verde: 
tua paisagem sempre, 
teu ar livre, sol
de tuas praias; clara
e fresca como o pão. 
(João Cabral de Melo Neto, A mesa) 

Defino este como um post 'utilidade' .  As frutas cítricas - laranjas, limões rosa, bergamotas de vários tipos - estão na safra e são sempre bem aproveitadas desfrutadas aqui em casa. 
Ganho muitas e, como as frutas frescas têm vida curta, por mais que façamos sucos e receitas (uns quanto bolos de bergamota, vide os posts anteriores deste blog... hehehe) ainda não conseguimos consumir tudo. Então, toca preservar, seja no congelador, seja fazendo conservas com sal, açúcar ou em alguma bebida alcoólica. Também dá para fazer geleia, até tenho algumas receitas aqui no blog, mas são receitas muito açucaradas e também mais trabalhosas.
As diquinhas que seguem abaixo são mais do tipo 'jogo rápido', nelas conto como faço para sempre ter raspinhas de limão, suco, conserva, fatias de fruta, etc, sempre prontos para usar. 

Raspinhas de limão/laranja/bergamota   
Separo algumas frutas (limões, laranjas, bergamotas), ralo a casca bem fininho, sem chegar à parte banca. Guardo as raspinhas em um potinho ou em saquinhos tipo ziplock, etiqueto e coloco na porta do congelador. Voilá: raspinhas de limão congeladas prontinhas para usar. Se precisar de raspas para aromatizar um bolo ou um creme, para um tempero, é só retirar do pote, retirar a quantidade necessária e usar diretamente nas receitas.  
 Sal ou açúcar com raspinhas
Às vezes aproveito parte das raspas e seco, desidratando as raspinhas no forno bem baixinho, em uma forma forrada com uma folha de papel toalha, cuidando para não queimar. Depois de uns 40 minutos, ficam bem sequinhas.
Com as raspinhas desidratadas dá para fazer sal de limão, de bergamota ou laranja, ou lemon pepper. Ótimos para perfumar e temperar os pratos, especialmente frango e peixe. Basta misturar com sal grosso. Para o lemon pepper, junte sal, raspinhas e pimenta preta. Pode misturar a pimenta já moida, ou, melhor ainda, usar a pimenta em grãos e colocar a mistura em um moedor para moer na hora de usar.
Com as mesmas raspinhas dá para fazer açúcar de limão (ou laranja ou bergamota). É só misturar um pouco de raspas desidratadas em um potinho de açúcar, esperar alguns dias e temos um delicioso açúcar perfumado para adoçar os chás, o leite, a vida :).

Rodelas de limão/laranja congeladas
Corto algumas frutas em rodelas, congelo em aberto, colocando as fatias de fruta em uma assadeira e levando ao congelador. Depois de uma hora, tiro da forma e coloco em um saquinho de congelamento, daqueles com fecho. Voilá: rodelas de limão, laranja, tangerina prontinhas para a água saborizada, a sangria, o clericot, o copo de refrigerante, o chá com mel ou para colocar sobre o salmão ou peixe antes de ir ao forno.


Suco, limonada suiça, limonada rosa 
Faço suco das frutas, coloco em bandejas de gelo no congelador e uso quando precisar, para limonadas, sucos, smoothies, drinques ou para usar em receitas doces ou salgadas. 
Com os cubos de suco congelado faço uma limonada suíça express, é só colocar os cubos de suco de limão direto do congelador para o copo do liquidificador e bater com água bem gelada e leite condensado. Para uma limonada rosa, junto também alguns moranguinhos ou framboesas.  


Curd de limão ou de bergamota 
Este ano fiz também várias receitas de curd usando limão rosa, bergamota, e também os dois juntos, para congelar em potinhos com tampa. Um potinho destes no congelador é uma mão na roda para usar passar no pão, usar como recheio, fazer torta de limão e outras sobremesas (aqui uma ideia) e tudo mais que se faz com esse delicioso creme doce e azedo ao mesmo tempo, inclusive comer de colher para matar a larica de doce, aliviar tpm e curar dor de cotovelo. 
Conserva de limão  em sal
Dá para fazer conserva de limão em sal. Tirinhas de limão confit alegram muitos pratos. Só precisa de limão, sal e paciência para esperar algumas semanas até os limões curtirem no sal.  A receita original é com limão siciliano, mas neste ano fiz com limão rosa.
Licores e essências
Também dá para preparar licores. Todos os anos faço limoncello, mas só hoje me dei conta que nunca postei a receita aqui, logo vou colocar.  Neste ano estou fazendo um gim com limão rosa que, se der certo, posto a receita por aqui. Por enquanto, promete :)
Também estou tentando fazer uma essência de limão tahiti, para usar do mesmo jeito que a essência de baunilha, para perfumar bolos, doces ou cremes. Está em preparação em um pote de vidro (está de um verde tão fosforecente que a bancada da cozinha parece um laboratório radioativo hehehe), logo conto se deu certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll