quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Mostarda mas não falha: Polenta cremosa com folhas de mostarda


A mostarda fresca andava sumida do mercado, há tempos não via. Tarda, mas não  falha: tendo afinal conseguido lindos pés de mostarda na feirinha de sábado, na emoção exagerei na compra (essa sou eu)  e me vi às voltas com o que fazer com tantos verdinhos na cozinha.
Encarregada do almocinho da família, pensei em adicionar as folhas de mostarda a uma base cremosa. Logo veio a inspiração: lembrei da polenta com folhas de couve toscana (cavolo nero) que é um clássico na Toscana. Foi pensar e fazer: refoguei as folhas de mostarda e adicionei à polenta cremosa que acompanharia o franguinho recheado (receita do fraango aqui, só que desta vez coloquei recheio de berinjela e abobrinha refogadas).
A polenta foi feita rapidamente no microondas, porque era um daqueles dias em que a fome e o pouco tempo disponível não permitiam esperar um cozimento demorado e cuidadoso. Engana bem (que nenhuma 'Nona' leia isso hehehe).
Eu adorei o resultado, ficou exatamente como eu imaginava,  o sabor amargo das folhas fazendo um delicioso contraste com o adocicado untuoso da polenta. 
Ingredientes
1 xícara de fubá
3 e meia xícaras de água ou caldo
1/2 maço de folhas de mostarda
1 dente de alho picado
azeite, sal
Modo de fazer
Em uma grande tigela refratária de bordas altas, misturei muito bem o fubá e a água e levei ao microondas por 10 minutos, mexendo duas vezes, a cada 4 minutos.
Enquanto a polenta cozinhava, rasguei as folhas de mostarda em pedaços. Aqueci o azeite em uma frigideira grande, joguei o alho e as folhas de mostarda e deixei murcharem. Misturei a polenta, temperei de sal e servi bem quentinha.

Um comentário:

arquivo

blogroll