quarta-feira, 28 de junho de 2017

Receita de bolo zebra gaúcha


Naquele dia, por simpatia, 
se achegou, sentou ao meu lado. 
E me olhou e me serviu 
mate com açúcar queimado. (Luiz Coronel, Romanceiro da erva-mate)


Depois do lindo brownie marmorizado de chimarrão, me inspirei a 'brincar' na cozinha, fazendo um bolo com erva mate. Pensando na clássica combinação invernal de chimarrão e bergamota (gaúchos entenderão1), juntei os dois neste bolo, que além de gostoso, fica muito bonito. Ao ser cortado, revela as lindas cores alternadas. O amarguinho da erva mate fica presente, mas de um jeito suave, assim meio que um 'mate doce' (gaúchos entenderão2).  
Usei como base a receita de 'bolo Ermelinda", do livro de doces mais querido no Rio Grande do Sul, o clássico Receitas de Yayá Ribeiro (já falei dele aqui). Dividi a receita em duas, em uma delas adicionando raspinhas de casca de bergamota e baunilha, na outra a erva mate. Depois foi só ir alternando as massas na forma. 
Perfeito de qualquer jeito. Altamente recomendado para levar a um piquenique e comer 'lagarteando' ao sol (gaúchos entenderão3).  

Ingredientes
3 colheres de manteiga 
1 e 1/2 xícaras de açúcar
5 ovos 
1 e 1/2 xícara de leite 
3 xic. farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
1 colher de chá de extrato de baunilha
raspas da casca de uma bergamota
4 colheres de erva mate peneirada 

Modo de fazer
Ligue o forno para pré-aquecer a 180 graus. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 22 centímetros de diâmetro.
Em uma tigela, bata a manteiga com o açúcar, junte os ovos. Depois pare de bater. Junte o leite a farinha alternadamente, mexendo delicadamente. Por último junte o fermento em pó.  Divida a massa em duas porções. Em uma delas, adicione as raspas da casca de bergamota e o extrato de baunilha. Na outra, junte a erva mate. 
Para colocar na forma, Comece por colocar uma concha pequena da massa clara bem no centro da forma. Coloque por cima uma concha de massa verde, e assim sucessivamente. à medida que vai colocando mais massa, vai se espalhando na forma e formando as listras. 


Leve ao forno por 35 a 40 minutos. Faça o teste  do palito, se sair seco está pronto.

5 comentários:

  1. Ficou muito lindo!
    É um bolo claro com listas verdes ou um bolo verde com listras claras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma dúvida eterna, Leo :)

      Excluir
    2. Mas garanto que é bom! Plagiando Xeiq Spir, tanto faz se é verde com listras brancas, ou branco com listras verdes, será sempre um bolo delicioso :)

      Excluir
  2. Mais uma gostosura pra fazer em casa! Blog maravilhoso. Beijo

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll