segunda-feira, 17 de agosto de 2015

suflê de mandioquinha

Oi! Aqui Cacá, filha da autora e colaboradora do blog.
Quando quero aprender a fazer um prato, fico obcecada por ele até masterizar. Tenho que fazer umas 10 vezes pelo menos até poder dizer que aprendi. Com os suflês foi mais ou menos assim, mas tive que fazer umas 20 vezes. Porque o suflê é temperamental, às vezes sobe, às vezes não sobe... Depois de um tempo, aprendi a desapegar: o importante é que fique gostoso. Esse, por exemplo, nunca sobe muito, mas sempre fica delicioso. Gosto de colocar a culpa na mandioquinha, que é pesada demais :)
Ingredientes: 1/2 quilo de mandioquinha, 1/2 xícara de leite, 3 ovos, sal e pimenta.
Comece cozinhando a mandioquinha descascada inteira em uma panela de água fervente até que fique em ponto de amassar. Quando estiver pronta, escorra, amasse e coloque de volta na panela com meia xícara de leite. Tempere com sal e pimenta à gosto e reserve.
Unte tigelinhas ou uma forma grande com manteiga e farinha.
Separe as claras das gemas. Bata levemente as gemas com um garfo e coloque as gemas na mandioquinha já fria. Mexa bem.
Depois bata as claras em neve com uma pitada de sal. Quando estiverem bem firmes, comece a incorporar bem devagar as claras na mistura de mandioquinha, leite e gemas. Não mexa muito rápido ou com muita força para que o ar não saia das claras e o suflê acabe não subindo no forno.
Despeje a mistura nas formas com cuidado e asse em forno pré-aquecido à 200º por 20 minutos ou até dourar completamente o topo. 
Essa receite rende 6 ramequins pequenos.
Essa receita eu chamo de "base" e dá pra acrescentar bastante coisa, como bacon (<3), presunto, queijos... Eu gosto assim, bem simples. Fica uma delícia acompanhando carne vermelha já que é bem leve.

4 comentários:

  1. Aiai, que delícia....
    Eu fiz suflê pela primeira vez por esses dias e me apaixonei! Já quero fazer de novo pra fotografar!

    ResponderExcluir
  2. Amei essa receita. Faço apenas purê de mandioquinha, preciso fazer esse suflê!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito! Vai acompanhar meu file de peixe amanhã.

    ResponderExcluir
  4. Carlinha, me informe do seu suflê, quero ver as fotos! Que legal, Aline, ter um purê de mandioquinha pronto já é meio caminho andado para esta receita! Acho que mandioquinha combina superbem com peixe, Cris, me conta!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll