segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Macarrão al limone

A boa cozinha não tem mistérios. Você não precisa de anos de treinamento culinário, de ingredientes raros e caros e nem de conhecimentos enciclopédicos sobre cozinha internacional. Você só precisa usar seus cinco sentidos. E de ingredientes bons, é claro, mas para escolhê-los e prepará-los, precisa experimentá-los plenamente. São as muitas dimensões da experiência sensorial que tornam o ato de cozinhar tão gratificante. Você nunca para de aprender. (Alice Waters) 
Nesta receita o limão tem uma presença bem forte, mas delicada, que conquista até quem não é tão fã de limão como nós aqui em casa. O molho é rápido e fácil de preparar, e o resultado, leve e fresco como um dia de verão.

Ingredientes para 4 pessoas
350g de espaguete
150 ml de creme de leite fresco
1 colher de manteiga
1 bom punhado de queijo parmesão se possível ralado na hora (+- 100 gramas)
1 limão siciliano grande e bem 'suculento' (ou 2 se forem limões menores)
Sal, pimenta-do-reino

Modo de fazer
Coloque uma panela grande com água a ferver para cozinhar o macarrão. Coloque sal e um fio de óleo. Quando a água ferver, junte o macarrão e deixe cozinhar al dente.
Enquanto o macarrão cozinha, rale bem fina a casca do limão, sem chegar à parte branca. Rale o queijo parmesão.
Escorra o macarrão (reserve um pouco da água de cozimento) e faça o molho: em uma frigideira grande, aqueça a manteiga e junte as raspas do limão, e a seguir, o suco. Mexa por alguns segundos e depois junte o creme de leite e metade do parmesão. Deixe formar um creme, mexendo. Tempere com sal e pimenta e junte o macarrão escorrido. Mexa. Se achar necessário, junte um pouco da água de cozimento do macarrão, reservada. Sirva imediatamente, polvilhando com o restante do queijo parmesão.

4 comentários:

  1. Eu faço essa receita seguido, mas comecei a substituir o creme de leite por creme de ricota, parece mais leve. :)

    Lucas (amigo da cacá haha)

    ResponderExcluir
  2. Experimenta, Cris, que vai virar habituê na tua casa! Que ótima ideia, Lucas, quero tentar essa variação também. É Cacá, não é fácil manter o corpaço de bailarino espanhol :)

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll