segunda-feira, 13 de julho de 2015

Receita de hamburguer de picanha e fraldinha com tomates verdes fritos

Ter boas recordações é uma maneira de ter fome. (Ernest Hemingway)



Eu não sei como vocês decidem o cardápio do dia, mas eu costumo abrir a geladeira e o armário que faz as vezes de despensa, ver o que tem dentro e que precisa ser usado e me esforçar para encaixar esses produtos no menu do dia. 
Esses burgers foram feitos aproveitando um pedaço de fraldinha e uma sobra de picanha, que não tinham virado churrasco, mais 2 tomates que decidiram não amadurecer, um pedacinho de bacon esquecido lá na gaveta dos frios, uma sobra de fubá de milho.  Na falta do pão de hamburger, o pão tipo francês redondo (vulgo cervejinha) fez as vezes, bem crocante. O resultado, modéstia à parte, foi digno de hamburgueria gourmet 

Ingredientes
200 g fraldinha
100 g picanha
óleo, sal, pimenta
2 colheres de maionese
2 tomates verdes
1 colher de sopa de bacon picado
2 colheres de sopa de fubá de milho
2 folhas de alface
2 fatias de queijo

Modo de fazer
Cortar e carne em cubos e moer no processador. Não precisa temperar. Fazer dois hamburgueres achatados, com o mesmo tamanho da circunferencia do pão. Reservar. 
Cortar os tomates em fatias grossas, temperar com sal, passar na farinha de milho e reservar. 
Cortar o bacon em microcubinhos e colocar em uma frigideira com um pouco de óleo. Fritar até dourarem. Retirar o bacon, colocar sobre papel absorvente e reservar. Na gordura que sobra na frigideira, fritar os tomates, virando quando dourarem. Colocar sobre papel absorvente e reservar. 
Aquecer bem uma grelha ou frigideira de fundo grosso, na boca mais potente do fogão. Colocar um fio de óleo e colocar os burgers para grelhar, uns cinco minutos de cada lado. No final, colocar uma fatia de queijo sobre cada burger. Retirar da grelha. 
Cortar os pães ao meio, besuntar com manteiga e aquecer o lado de dentro na chapa ou frigideira quente. Montar os sanduíches: pão, maionese, hamburguer, por cima os tomates e o bacon, a alface e e fechar com a outra metade do pão.



2 comentários:

arquivo

blogroll