terça-feira, 17 de março de 2015

Pão de azeitonas pretas


"Todo lo que usted quiera, sí señor, pero son las palabras las que cantan, las que suben y bajan... Me prosterno ante ellas... Las amo, las adhiero, las persigo, las muerdo, las derrito... Amo tanto las palabras... Las inesperadas... Las que glotonamente se esperan, se acechan, hasta que de pronto caen... Vocablos amados... Brillan como piedras de colores, saltan como platinados peces, son espuma, hilo, metal, rocío... Persigo algunas palabras... Son tan hermosas que las quiero poner todas en mi poema... Las agarro al vuelo, cuando van zumbando, y las atrapo, las limpio, las pelo, me preparo frente al plato, las siento cristalinas, vibrantes, ebúrneas, vegetales, aceitosas, como frutas, como algas, como ágatas, como aceitunas..." (Pablo Neruda, Confieso que he vivido)



Para abrir os trabalhos do Lilica Gourmet, nada melhor do que uma receita de pão, feito na tigela da querida avó, cuja história já passou por aqui.
Nas férias almocei em um restaurante, onde provei um pãozinho com azeitonas, tão bom que praticamente 'roubou' a cena dos demais pratos.
Daí foi um passo para, ao chegar em casa, me desafiar e tentar reproduzir o dito cujo.
Esta aí o resultado: um pãozinho fofo e leve, desmanchando na boca, um dos melhores pães salgados que já fiz, sem dúvida nenhuma. O único problema: ninguém conseguia parar de comer... não sobrou nenhum!
Na foto acima, um capricho: o acompanhamento de uma salsa fresca de muzzarela e tomate, feita pela amiga A., que prometeu que vai me dar a receita para compartilhar com os queridos leitores do blog. 

Ingredientes da massa
600 g farinha 
125 ml água morna 
125 ml leite morno 
2 colheres de manteiga  
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa rasa de fermento granulado 
1 ovo

Ingredientes do recheio 
200 g de manteiga 
100 g de azeitonas pretas
flor de sal
1 gema para pincelar

Em uma panelinha, amornar a água e o leite, juntar a manteiga, o ovo e o açúcar, misturando. Colocar a farinha numa tigela grande, juntar o o fermento e misturar. Fazer um buraco  no meio e despejar o conteúdo da panelinha, ainda morno. Misturar com uma colher de pau, colocar o sal e depois sovar até desgrudar das mãos, juntando mais farinha ou mais líquido se necessário. 
Deixar descansar a massa dentro da tigela, coberta por filme plástico, por uma hora.  
Depois, retirar o caroço das azeitonas, cortando em tirinhas. 
Abrir a massa de pão em um retângulo, pincelar com a manteiga, jogar os pedaços de azeitona e um pouco de flor de sal (cerca de uma colher de sopa).


Enrolar a massa, fazendo longos rolinhos. Cortar em fatias de 2 dedos de espessura. 


Untar uma assadeira, colocar as fatias de massa (em pé) e deixar levedar mais meia hora. Pintar com uma gema, polvilhar mais um pouco de flor de sal e levar ao forno médio até dourar (mais ou menos 35 minutos).





4 comentários:

arquivo

blogroll