quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

assadão de porco e salada de grão de bico

Oi, aqui Cacá, filha da autora e colaboradora do blog.
Nesse dia estava mais inspirada e decidi fazer um assadão, então esse prato não é especialmente RÁPIDO, mas é bem fácil de fazer.
Deixei um filé de porco marinando durante uma hora em limão, sal, pimenta, sementes de mostarda e molho de ostras (suuper opcional, uso porque gosto).
Cortei ao meio duas cebolas (uma roxa e uma comum) e peguei alguns dentes de alho.
Selei o filé inteiro em uma panela de ferro, depois refoguei bem de leve junto as cebolas e os dentes de alho e coloquei a panela mesmo em forno pré-aquecido a 200º. Demorou 40 minutos, mas depende do forno. Verifique sempre o ponto porque porco cru é um perigo.
Enquanto esperava tudo assar fiz uma salada de grão de bico. Usei aqueles que já vem hidratados, é só escorrer na água. Cortei cebola roxa, pepino, tomate, salsinha, cebolinha e um restinho de maçã verde que tinha na geladeira e misturei tudo. Temperei com sal, pimenta moída na hora, limão e bastante azeite de oliva. É importante deixar a cebola roxa em um coador abaixo de água corrente para tirar um pouco da acidez.
Quando o porco estava quase pronto, abri o forno e joguei as vagens holandesas dentro da panela, para assarem também. Ficam prontas rapidinho. Depois temperei as vagens com flor de sal (já falei que adoro temperar vegetais com flor de sal?).
O porco ficou bem suculento por causa da marinada, as cebolas e o alho docinhos contrastarem muito bem com a salada fresca de grão de bico. Servi tudo em um pratão e ficou delicioso.

Um comentário:

  1. Oi Cacá adorei essa receita , principalmente pelo molho de ostras que deve ficar uma delícia no conjunto do prato !!! Parabéns !!!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll