sábado, 2 de agosto de 2014

Paella vermelha


A filhota reclamou que há tempos eu não fazia paella. Como dizer não?
Fiz uma rápida visita ao Mercado Público de Porto Alegre e a variedade de lindos camarões disponíveis inspirou esta paella vermelha de camarão. Uma das melhores que já passou aqui em casa!

Ingredientes
1 cebola roxa picada
1 dente de alho picado
6 camarões graúdos (usei lagostim e camarão pistola)
1/4 xícara de camarão seco
1/2 lata de tomates 
1 xícara de arroz de grão curto (usei cateto)
1/2 xícara de grão de bico cozido (usei de caixinha)
1 pitada de açafrão
200 g de camarões frescos miúdos, descascados
azeite de oliva, sal, pimenta, 1 raminho de salsa, água
Modo de fazer
Limpe e lave os camarões. Eu deixei os camarões grandes com casca. Descasque os camarões secos, reservando as cascas. 
Coloque alguns camarões pequenos, as cascas do camarão seco, um pedaço de cebola e a salsa em uma panela com 3 xícaras de água, para fazer  um caldo para usar para cozinhar o arroz. 
Pique o camarão seco.  
Tempere os camarões graúdos com sal e um pouquinho de alho. Aqueça um fio de azeite e frite levemente os camarões grandes na paelleira pequena. Retire e reserve. 
Coloque mais um fio de azeite na mesma panela e volte ao fogo. Acrescente a cebola e refogue por alguns minutos. Junte o restante do  alho e refogue por mais um minuto. Adicione o camarão seco picado, metade da lata de tomates com o líquido da lata e  deixe cozinhar por alguns minutos para fazer um molho grosso. Junte o arroz, o grão-de-bico, o açafrão e o caldo coado. Tempere com sal e pimenta. Reduza o fogo  e deixe cozinhar por mais ou menos 12 minutos, até restar pouco líquido. Se preciso, adicione mais um pouco de água. 
Junte os camarões miúdos, misturando levemente ao arroz, sem mexer muito. Coloque por cima do arroz os camarões graúdos fritos. Aumente o fogo e cozinhe por mais três minutos, para termnar de secar o líquido e criar uma crostinha dourada embaixo. A crostinha é a parte mais gostosa, chamada de 'socarrat'.   


2 comentários:

  1. aaaah também quero! Deve ter ficado uma delícia *-*

    ResponderExcluir
  2. OI, Elisa, adorei tua visita, saudades d eti! Ficou sim, uma gostosura. Um dia me conta se fizeste alguma receita do Ottolenghi!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll