sábado, 9 de agosto de 2014

Barriga de porco com gratinado de batata doce roxa



Para o prato principal de um jantar, me deu na telha de preparar barriga de porco, corte que não é muito frequente por aqui. Mas resolvi arriscar e deu muito certo, foi muito elogiado.
Demora para ficar pronto, mas não dá muito trabalho para o cozinheiro, é supersimples de fazer. Quem trabalhou de fato foi o forno, pois a carne foi assada lentamente, por várias horas, em temperatura bem baixa. Ficou desmanchando, com a pele bem crocante, exatamente como deve ser. 
Acompanhei com um gratinado de batata doce, receita aqui, a única diferença é que usei as lindas batatas doces roxas que encontrei no Mercado Público de Porto Alegre e deixei o gratinado assando por mais tempo, uma hora e meia, pois estava usando o mesmo forno na temperatura mais baixa, para assar a carne. 

Ingredientes
2 kg de barriga de porco, com pele

sal, pimenta

1/2 copo de molho de soja
1/2 copo de saquê
1/2 copo de mirim 
1/2 copo de água
1 pedaço de 5 cm de gengibre
1 limão 

Preparo
Lave a carne de porco com limão e cozinhe em água fervente com o gengibre por dez minutos. Escorra e tempere (pouco) com sal e pimenta. Coloque em uma assadeira com a parte da pele para cima. Misture o saque, o molho de soja, a água e o mirim e despeje sobre a carne. Cubra com papel alumínio e leve ao forno na regulagem mais baixa por 3 horas.  
Se possível, neste etapa desligue o fogo e deixe esfriar, com um peso em cima do papel alumínio para prensar a carne. Pode ser feito de véspera e deixado na geladeira. Eu comecei o preparo de manhã para terminar à noite. 
Retire o papel alumínio e volte a assadeira ao forno por mais uma hora e meia a duas horas, até dourar a pele. Se for o caso, aumente a temperatura do forno na ultima meia hora para deixar a pele bem crocante.   
Sirva quente, cortado em pedaços, regando com o molho que restou na assadeira. 

5 comentários:

  1. eita que deve ter ficado uma delícia. vou salvar teu blog aqui, estou comendo agora a arte de "tentar" cozinha ahahah abraço!

    dentrodabolh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vinda e volte sempre! Vou lá visitar o dentrodabolha, desejo boa sorte na cozinha e na blogosfera!

    ResponderExcluir
  3. Foi um jantar inesquecível!!!! Adorei tudo. Parabéns Carla!

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonda por pratos salgados, salivei sim ou claro? haha

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll