sexta-feira, 4 de julho de 2014

Sobremesa: Trofeu de abacaxi

Piuí Piuí, Piuí Abacaxi

Choque choque choque, choque por aí (Piui Abacaxi)



Como os caros leitores sabem, este blog é de comidas simples. Só que, de vez em quando (muuuuito de vez em quando...), me dá na veneta de inventar algo um pouco mais elaborado.  
Abacaxis dourados na fruteira inspiraram essa sobremesa, que é elaborada só na apresentação: é muito mais fácil de fazer do que parece à primeira vista.  
Na base não há massa, é simplesmente um quadrado de abacaxi cozido em calda de caramelo. No meio, um brigadeiro de abacaxi, e na cobertura, claras em neve. Vai ao forno rapidinho, só para dourar a cobertura. 
Ficou lindo e delicioso, um verdadeiro trofeu de abacaxi, e além disso, dá para comer sem culpa, afinal é fruta ;).


Cortei fatias de abacaxi, de pouco mais de um centímetro de espessura. Cortei essas fatias em quadrados, reservando as aparas e o suco que escorreu.
Coloquei as aparas das fatias de abacaxi, e mais duas fatias picadas, em uma panelinha com 3 colheres de açúcar e meia xícara de água, até ficarem macias. Deixei esfriar um pouco, depois liquidifiquei o abacaxi com um pouquinho da calda. Coloquei em uma panela, juntei meia caixinha de leite condensado, 2 gemas e levei ao fogo baixo para apurar, mexendo até engrossar como brigadeiro. Deixei esfriar. 
Em uma frigideira, coloquei 2 colheres de açúcar e deixei ficar moreninho, depois juntei o suco escorrido do abacaxi e algumas colheres de água, deixei dissolver o açúcar e juntei as fatias do abacaxi, cozinhando por alguns minutos e virando para ficarem moreninhas dos dois lados. Reservei.   
Depois foi só bater as duas claras em ponto de neve, juntar duas colheres de açúcar e montar o doce, colocando embaixo a fatia de abacaxi, depois o creme e por cima de tudo as claras em neve. Levei ao forno quente por cinco minutos, para dourar a cobertura. Servi gelado, na sobremesa de domingo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll