sexta-feira, 25 de julho de 2014

Moqueca de peixe e camarão



Sinhá mandou buscar dendê, leite de coco, pimenta de cheiro, vai ter moqueca carregada no tempero (Batuque na cozinha, Moqueca). 



Esta moqueca de peixe e camarão foi feita para o almoço de fim de semana. A família adorou. Eu acho que o dendê e a pimenta são indispensáveis na moqueca, mas não exagerei, para não ferir os paladares mais sensíveis.... Coloquei pouco e deixei à disposição na mesa a garrafinha do dendê e a pimenta de cheiro, para quem quisesse carregar mais no tempero. Acompanhei com arroz e pirão de aipim.

Ingredientes
2 cebolas em fatias
2 pimentões em fatias
1/2 kg de tomates em fatias
2 kg de postas de garoupa
1,5 kg de camarão fresco (usei três tipos: camarão miúdo, camarão pistola e lagostim)
100 g de camarão seco
1 pedacinho de gengibre fresco
1 garrafa de leite de coco
azeite, azeite de dendê, sal, pimenta




Modo de fazer
Lave o peixe, limpe os camarões frescos, tempere com limão, sal e pimenta. Descasque os camarões secos e lave para tirar o excesso de sal.
Em uma panela, coloque um fio de azeite e outro de dendê, depois faça camadas de rodelas de cebolas, pimentão  e de tomate. Tampe a panela e cozinhe por alguns minutos, até criar um pouco de molho.
A seguir, junte as postas de peixe, afundando as postas no molho. Cozinhe por mais dez minutos.
Se os camarões forem grandes, frite levemente na frigideira com azeite. Junte os camarões à panela e deixe cozinhar mais cinco minutos.
Bata o leite de coco no liquidificador com o camarão seco e o gengibre e adicione à panela. Confira o tempero, juntando sal e pimenta. Logo que ferver novamente, desligue o fogo.

2 comentários:

  1. Olá, muito obrigado pelos parabéns.

    Gostei muito do seu blog, acho que ainda não conhecia. parabéns um layout lindo e receitas mais lindas e deliciosas ainda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querido, adorei tua visita. Me divirto por aqui, compartilhando histórias e receitas, volte sempre! O Layout foi presente da filhota, lindão, né?

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll