terça-feira, 1 de julho de 2014

Bolinho de arroz


Eu sou um bolinho de arrozMinhas perninhas vieram só depoisMinhas maõzinhas ainda estão por vire eu não tenho boquinha pra sorrir...Porque, porque, porquePorque eu sou um bolinho de arroz. (cantiga popular)



No post Como é bom ser criança, já contei a história dos bolinhos de legumes que são os favoritos da familia, desde sempre. 
Mas os bolinhos de arroz chegam perto, 'por uma cabeça'. A verdade é que não tem quem não goste. Nunca, nunca mesmo consegui fazer uma travessa de bolinhos chegar intacto à mesa, sempre alguns vão ficando pelo caminho... acho que os safadinhos 'pulam' da travessa. ;) Tanto que já aconteceu de eu preparar bolinhos, mas na hora de levar à mesa não ter mais nenhum!
Os leitores fieis já sabem que eu sou meio maníaca por reaproveitamento de alimentos e tenho por principio que comida não se joga fora. 
Penso que os bolinhos são uma forma perfeita de aproveitar as sobras, não só de arroz. Tem cenoura, abóbora, abobrinha, dando sopa na geladeira? rala e coloca na massa. Popeye não apareceu para o almoço e o espinafre 'encalhou' na  geladeira? pica as folhas e manda para a tigela da massa. 
Os bolinhos ficam deliciosos e são versáteis, servem como acompanhamento ou petisco. A travessa aí em cima foi feita para o almoço, e, claro, não sobrou nenhum. 

Ingredientes
1 1/2 xícaras de arroz já cozido
1 ovo
1/4 xícara de leite
4 colheres de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 cebola ralada
salsinha picada a gosto
parmesão ralado (a gosto)
sal, pimenta
óleo para fritar

Modo de fazer
Coloque os ingredientes da massa em uma tigela e misture. Se necessário, acrescente mais água, ou farinha, deve ficar uma massa cremosa 'grossinha', mais para sequinha. Confira o tempero.
Aqueça o óleo em uma panelinha de bordas altas. Faça os bolinhos, deixando cair colheradas da massa no óleo não muito quente. Frite até ficarem douradinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll