terça-feira, 22 de julho de 2014

Affogato na rapadura

Meu amor, meu amor
Me faz um cafezinho
Com aroma e com carinho
Meu amor meu amor
Me dá um cafezinho
Com açúcar e com beijinhos (Jorge Benjor, Café)




Eu queria fazer para a sobremesa algo que lembrasse o costume tão brasileiro de comer bolo com café. Então tive a ideia de servir o café com sorvete - ou seja, uma versão do affogato italiano, mas com gosto de Brasil, porque incorporei rapadura de melado ao sorvete. Servi com um bolinho de leite, bem típico também, cuja receitinha passou aqui no LilicaGourmet, e a dupla fez muito sucesso no almoço de domingo.

Ingredientes do sorvete de rapadura
1 pote de sorvete de creme
1/2 rapadura de melado

Modo de fazer
Picar ou ralar a rapadura (muita força nessa hora, contei com ajuda da filhota hehehe).
Deixar o sorvete amolecer por alguns minutos, fora do congelador. Liquidificar metade do sorvete com metade das raspas de rapadura. Devolver a mistura do pote de sorvete, adicionar a outra metade das raspas. Mexer e devolver ao congelado.

Ingredientes da finalização
café espresso
licor (opcional
Para servir, retire o sorvete do congelador e sirva uma porção no copo, taça ou xícara.
Preparar o café e despejar sobre o sorvete. Se quiser, adicionar também uma dose de licor.  Servir imediatamente. 

2 comentários:

arquivo

blogroll