terça-feira, 10 de dezembro de 2013

torta de alho poró

Boa tarde! Aqui Cacá, filha da Carla e aprendiz de Lilica. Gosto muito de cozinhar e combinei com a mãe que vou ser a nova colaboradora do Lilica Gourmet. A primeira receita que trouxe aqui pro blog é uma torta de alho-poró bem fácil e gostosa. Espero que gostem :)


Para o recheio:
1 tablete de ricota ou queijo minas ou metade dos dois ou nenhum deles he-he
1 pote de creme de leite
2 talos de alho-poró
1 cebola pequena
Manteiga
2 ovos
temperos à gosto

Para a massa:
250g de farinha
1/4 xícara de azeite de oliva
1/2 xícara de água
sal

Amasse todos os ingredientes da massa levemente até tudo se unir, enrole em plástico filme e deixe descansando na geladeira enquanto você faz o recheio. Corte o alho-poró e a cebola em pedaços pequenos. Refogue-os na manteiga. Uma dica para limpar bem o alho-poró é tirar as folhas e cortar na vertical o que sobrou. Se você optar por colocar ricota ou queijo minas, amasse com um garfo. Aí você usa metade do pote de creme de leite. No dia que fiz essa torta da foto não tinha nenhum deles em casa, então usei só creme de leite mesmo, mas fica mais gostosa com queijo (tudo fica mais gostoso com queijo). Aí usei o pote inteiro. Misture o queijo amassado, o creme de leite e o alho-poró com cebola. Nessa hora geralmente coloco uma colher de outras coisas que estão na geladeira: requeijão, creme de ricota, cream cheese, enfim...  Mas se não tiver nada disso também não tem problema. Você vai inventando aí. Tempere com sal e pimenta. Se quiser, use também noz-moscada. Dá pra colocar salsinha e cebolinha também. Por último, coloque os ovos e misture.
Pegue a massa da geladeira e abra com um rolo. Acomode na fôrma e recorte os excessos. Faça furos no fundo com um garfo e coloque para assar em 180º durante 10 minutos. Retire do forno e coloque o recheio dentro da torta. Pegue os excessos que sobraram, abra novamente e corte várias linhas compridas, para fazer esse topo bonitinho. Eu sei que tem um método certo pra fazer esse estilo de torta, mas eu vou colocando tudo de qualquer jeito mesmo. Se não quiser não precisa :)
Deixe assar durante 20 a 30 minutos, ou até dourar.



Delícia.

2 comentários:

  1. Bem-vinda! Lindo post de estreia, fiquei orgulhosa. E a torta é realmente espetacular!

    ResponderExcluir
  2. Uau... que delícia.

    quero experimentar ;)

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll