sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Peixe grelhado ao molho de alho poró


“To be a good cook you have to have a love of the good, 
a love of hard work, and a love of creating.”  (Julia Child)



Almocinho 'inventado', com os filézinhos de peixe trazidos do Mercado Público e mais o alho poró que está na melhor safra por aqui.
O peixe foi simplesmente grelhado e o alho poró fez o molho cremoso. Para acompanhar, batatinhas bolinha cozidas no vapor e depois passadas na manteiga com salsinha. 
Comidinha reconfortante, combinação que fez  festinha na língua.  Me fez pensar, porque eu não faço isso mais vezes? Visitar o Mercado Público, trazer peixe fresco para o almoço, caprichar no tempero, aquela comidinha deliciosa com gosto de 'comida de casa'.  Está aí uma boa resolução a seguir para o ano novo. 
Sem mais enrolação, segue a receita dos filés.  

Ingredientes
800 gramas de filé de namorado
1 colher de manteiga
1 cebola pequena picadinha
1 talo de alho poró picadinho
200 ml de creme de leite
sal, pimenta branca, suco de limão siciliano, óleo

Modo de fazer
Temperar os filés de peixe com sal e suco de limão. Deixar tomar gosto  por alguns minutos. Aquecer bem uma frigideira tipo grelha, untar com óleo  e colocar os filés de peixe. Quando dourar, virar para corar o outro lado.  
Em uma panelinha, aquecer a manteiga, refogar a cebola e o alho poró, até ficarem transparentes. Juntar o creme de leite e deixar aquecer. Temperar com sal e pimenta branca moída. 
Colocar os filés grelhados na travessa e servir com o molho de alho poró.  

Um comentário:

  1. Uma deliciosa receita sem dúvida , prática barata e simples , farei qualquer dia desses . A pimenta moída branca era um dos temperos da minha mãe .
    Acho que Lilica Gourmet vai arrasar .

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll