segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Pãezinhos doces de aipim

Long comme un jour sains pain. (proverbe française)



Estes pãezinhos foram feitos em uma manhã de preguiça boa. Ao serem assados, douraram lindamente e perfumaram a cozinha.  Como todo pão de aipim, ficaram fofinhos e cresceram  muito bem. 
Gosto dos pãezinhos, mas gosto mais ainda do processo todo que fazer pão envolve. Primeiro, separar os ingredientes e a grande tigela da avó. 
Misturar e ver tudo se integrar na tigela, compondo uma massa homogênea. Sovar a massa e senti-la começar a crescer 'na mão'. Depois, ter paciência, 'espiar' o crescimento, abrir a massa, fazer os pães, levar ao forno, sentir o cheirinho do pão caseiro assando. Sempre acho lindo tirá-los do forno. 
Tem um efeito tão poderoso sobre mim que me pergunto porque não faço mais vezes. Penso que talvez o ato de fazer pão deva ser pensado como um programa de cura, uma 'pãoterapia'. 
Recomendo aos caros leitores: façam e depois venham me contar se funciona com vocês! 
Caso não seja assim pelo menos vocês ainda terão deliciosos pãezinhos para o lanche. :)

Ingredientes
300 g de aipim cozido 
4 xicaras de água do cozimento do aipim 

2 ovos

3/4 xícara de açúcar
1/4 xícara de óleo
cerca de 1 kg de farinha de trigo ou quanto baste
2 colheres de fermento granulado
1 colher de sobremesa de sal

Opcional: 150 g de cranberries ou passas 
Para pincelar: gema de ovo ou café

Modo de preparo
Cozinhar o aipim até ficar bem macio. Deixar amornar. Amassar ou liquidificar o aipim com a água do cozimento, juntar os ovos, o açúcar e o óleo. 
Colocar a farinha em uma bacia grande, misturar com o fermento. Despejar a mistura de aipim, mexendo com colher de pau. Juntar o sal. Sovar a massa, que deve ficar bem macia e desgrudar das mãos. Se for o caso, juntar mais liquido ou mais farinha, até dar o ponto. Se gostar, adicionar passas ou cranberries. 
Fazer uma bola, untar, colocar na bacia, cobrir com um pano e deixar descansar até dobrar de volume (mais ou menos uma hora). Moldar os pães no formato que desejar, colocar em assadeira e deixar crescer novamente (mais ou menos 40 minutos). 
Pincelar os pães com gema  de ovo ou café, depois levar ao forno médio até ficarem dourados. 

3 comentários:

  1. acabei de pinar a receita pois parece maravilhosa :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa receita , quando eu tiver todos os ingredientes farei , porque já provei por ai mais não sabia como faze-lo . Tomara ficar parecidos com o seu .

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll