sábado, 12 de janeiro de 2013

Costela ao vinho

A gente estudou no Colégio que vento é o ar em movimento.  

E que ar em movimento é vento.  
Eu quis implantar uma costela no vento.
A costela não parava nem.  
Hoje eu tasquei uma pedra no organismo do vento.  
Depois me ensinaram que vento não tem organismo.  
Fiquei estudado.  
(Manoel de Barros, Vento)




As receitas de costela estão entre as mais acessadas deste blog. Esta receita, inspirada em uma revista que eu trouxe de viagem, é muito especial. Acho que merece ser considerada a melhor de todas!
Embora fuja um pouco das receitas rápidas que costumo postar aqui, pois precisa ser começada de véspera, a preparação vale o resultado. A carne, assada dentro da panela de ferro em forno lentíssimo, fica desprendendo do osso, com uma cor linda. O molho de vinho fica maravilhoso, perfumando toda a cozinha.
Acompanhei com cuscus, mas esse molho combinaria bem com polentinha, arroz, macarrão... Para fazer quatro famintas felizes (a minha futura sobrinha Sofia já conta, né?). 

Ingredientes
1 peça de costela (1,5 kg)
1 xícara de vinho
1/2 xicara de vinho do porto
sal, pimenta
1 fio de azeite
1/2 cebola picada
1/2 cenoura picada
1/2 talo de alho porró picado
2 xícaras de caldo de carne

Modo de fazer
De véspera, deixar a costela de molho nos vinhos. No dia seguinte, retirar a carne da marinada, reservando o líquido. Temperar a carne com sal e, se gostar, pimenta. 
Na boca do fogão, aquecer em uma panela que depois possa ir ao forno (usei uma panela de ferro) o óleo e dourar a carne. Retirar a carne, reservando, e na mesma panela refogar a cebola, a cenoura e o alho porró.  Juntar o vinho reservado à panela, deixar reduzir um pouco. Depois, juntar o caldo de carne e a carne, tampar a panela, ou cobrir com papel alumínio (foi o que fiz, porque a tampa da minha panela tem pegador de madeira, achei que ia queimar no forno) e levar ao forno baixíssimo por 2 horas. 

2 comentários:

  1. Este prato dever ser delicioso. Vinho, sempre, é um componente de bom gosto e sugestivo nas fantasias.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém melhor do que Dionísio, o deus do vinho, para saber disso :)

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll