segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sopa de mandioquinha e abobrinha ao curry e pesto de coentro





Nesta sopinha creme, feita para um almocinho leve, a combinação de curry com mandioquinha, abobrinha e coentro ficou fantástica. Usei o curry madras que uma querida amiga me trouxe de viagem. Esse tempero tem um perfume maravilhoso, ao ser colocado no refogado o cheirinho se espalhou por toda a cozinha.  
Improvisei um pesto de coentro aproveitando uma sobra de pinhões cozidos (não pinoles, pinhões mesmo, da aracuária, que estão em fim de safra).  Não sei cozinhar muito bem com coentro, acho que é um tempero que tem que ser usado com cuidado, pois tende a preponderar muito sobre os demais ingredientes. Mas nesta sopinha, o toque fresco do coentro fez um contraponto perfeito ao picante untuoso do curry.

Ingredientes da sopa
1 colher rasa de manteiga
1 pingo de óleo
1 cebola pequena em cubos
1 mandioquinha em cubos
3 abobrinhas em cubos
1 colher de chá de curry
1 litro de caldo de galinha ou de legumes
Para o pesto: azeite de oliva, um pinhado de pinhões, folhas de coentro

Modo de fazer
Aqueça a manteiga em uma panela, com um pingo de óleo. Junte a cebola e refogue. Adicione o curry, mexendo. Espere perfumar a cozinha, junte a mandioquinha e a abobrinha em cubos, deixe refogando em fogo baixo por alguns minutos, mexendo às vezes. 
A seguir, adicione o caldo, tampe a panela e deixe cozinhar. Deixe esfriar um pouco, liquidifique a sopa e volte o creme à panela. 
Para o pesto de coentro, coloquei no liquidificador um punhadinho de pinhões cozidos, outro de folhas de coentro, despejei um pouco de azeite por cima e processei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll