La saveur du pain partagé n'a pas d'égal (Saint-Exupery)
Todos que visitam este blog sabem que amo fazer pão, e de vez em quando experimento algumas versões novas. Esta receitinha foi inventada a partir dos ingredientes disponíveis na cozinha: exagerei na feira nesta semana e sobravam mandiocas e mandioquinhas.
Fiz a receita em parceria com a aprendiz de Lilica, que para minha sorte se dispôs se ajudar, sovando a massa. Ela faz isso super bem, rapidinho e com animação!
Fiz a receita em parceria com a aprendiz de Lilica, que para minha sorte se dispôs se ajudar, sovando a massa. Ela faz isso super bem, rapidinho e com animação!
Rendeu dez pãezinhos como os da foto ai de cima. Estavam tão lindos e cheirosos ao sair do forno, que não resisti a sair por ai distribuindo para os amigos.
Foram tantos os elogios que acho que vou fazer mais vezes, sempre que precisar de um reforço de autoestima :)
Segue a receitinha dos elogios, digo, dos pãezinhos:
Ingredientes
300 g de aipim
300 g de mandioquinha
2 xicaras de água do cozimento dos tubérculos (ou leite, ou água)
2 ovos
1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de óleo
cerca de 1 kg de farinha de trigo ou quanto baste
2 colheres de fermento granulado
1 colher de sobremesa de sal
Modo de preparo
Cozinhar os tubérculos descascados, até ficarem bem macios. Deixar amornar. Colocar no liquidificador o aipim e a mandioquinha, juntar 2 xícaras da água do cozimento, os ovos, o açúcar e o óleo. Liquidificar até homogeneizar.
Colocar a farinha em uma bacia grande, misturar com o fermento. Despejar a mistura do liquidificador, mexendo com colher de pau. Juntar o sal. Sovar a massa, que deve ficar bem macia e desgrudar das mãos. Se for o caso, juntar mais liquido ou mais farinha, até dar o ponto. Fazer uma bola, untar, colocar na bacia, cobrir com um pano e deixar descansar até dobrar de volume (mais ou menos uma hora). Moldar os pães no formato que desejar, colocar em assadeira e deixar crescer novamente (mais ou menos 40 minutos).
Pincelar os pães com gema ou café, depois levar ao forno médio até ficarem dourados. No meu forno levou 55 minutos.
Quem não amaria receber esses pãezinhos lindos (e certamente deliciosos)?
ResponderExcluiramei seu pão..bjo
ResponderExcluirPena que não moramos aí em Porto Alegre, senão estaríamos na fila... O jeito, vai se fazer aqui em Santa Maria. Abraços Lilica!
ResponderExcluirObrigada, Camila e Iliane! Faz falta uma visita, né, Jotta e Rosley? Se testarem a receita, me contem o resultado!
ResponderExcluir