domingo, 17 de junho de 2012

Galinhada da G, sem mistérios




Arroz com galinha é um prato tradicional aqui no sul, não tem quem não goste. Confesso que até o dia de hoje eu de vez em quando arriscava preparar arroz com galinha. Ficava bom. Só bom. Assim, sabe, bonzinho. Dava para comer. 
Não ficava aqueeele arroz com galinha, delicioso, suculento, caldoso no ponto certo,  que habitava a minha memória gustativa.  Era, por assim, dizer, algo como uma pálida imitação.
Achei que nunca ia conseguir acertar o arroz com galinha perfeito, que seria (mais) uma das minhas frustrações culinárias... Até que a minha  amiga G me explicou (por telefone!)  como preparar.
Segui as indicações dela, bem simples, e o resultado me surpreendeu. Ficou perfeita!
Compartilho aqui com vocês, passo a passo, os segredinhos do preparo.  Segue a receita  exatamente como a querida amiga me ensinou.

Ingredientes
1 kg de coxas e sobrecoxas de frango (usei frango caipira)
1 pitada de açúcar
2 dentes de alho
1 cebola grande picada
4 tomates  picados
2 1/2 xícaras de arroz carnaroli (usei arroz cateto, que era o que tinha em casa)
óleo, sal, pimenta moida, água fervente

Modo de fazer
Temperar os pedaços de frango com alho, sal e pimenta. Em uma panela de ferro, colocar o óleo. Juntar uma pitada de açucar e deixar escurecer. Refogar os pedaços de frango, deixando ficarem bem tostados. Pingar um pouco de água e tampar a panela, até o frango cozinhar um pouco e secar. Afastar os pedaços de frango para o canto da panela, colocar mais uma colher de óleo e uma pitada de açúcar e refogar a cebola até ficar douradinha. Juntar o tomate, refogar, mexer, tampar a panela e deixar cozinhar mais um pouquinho, até formar um molho grosso. Juntar o arroz e adicionar água fervente que cubra o conteúdo da panela em dois dedos.
Conferir o tempero, tampar a panela e deixar cozinhar em fogo baixo até o arroz ficar macio. Vigiar a panela, pingando mais água se for necessário. Deve ficar bem caldoso no final.
Servir logo, com tempero verde picado.

2 comentários:

  1. Fico aqui imaginando e saboreando o prato. Adorei.
    Abra......

    ResponderExcluir
  2. Em breve, logo q a gente conseguir combinar aquela janta! Um abração!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll