segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ravioloni de pinhão, sálvia e ricota

A perfeita solidão há de ter pelo menos a presença numerosa de um amigo real. (Nelson Rodrigues)



Na dúvida de o que fazer para o jantar com amigos, pensei em usar um punhado de pinhões novinhos, em início da safra, que me acenava na cozinha. A primeira ideia foi colocá-los na salada, depois decidi  usar como recheio de um ravioli caseiro à moda italiana, ou seja, em porções menores, para servir como 'primo piatto'.  
Combinei o pinhão com ricota e para temperar, usei a sálvia fresquinha trazida do sítio. Fiquei na dúvida se deveria moer o pinhão, acabei picando em pedacinhos, achei que assim o sabor do pinhão ficaria mais forte, além de dar um contraste de consistência crocante. 
A parte trabalhosa do prato é que é preciso cozinhar e descascar o pinhão. Mas o resultado compensa muito, vão por mim!

Ingredientes da massa
300 g de farinha
3 ovos 
1 pitada de sal
1 colher de azeite de oliva

Ingredientes do recheio 
1 xícara de pinhão cozido e picado
1 xícara de ricota esmigalhada
2 colheres de manteiga
1 pingo de azeite de oliva
2 colheres de creme de leite 
10 folhas de sálvia em tirinhas 
sal

Cozinhar o pinhão, descascar e picar em pedacinhos. 
Preparar a massa do macarrão, colocando a farinha em um monte sobre a mesa, abrindo um  buraco no meio e juntamos os ovos, o azeite e o sal. Misturar, depois sovar um pouco a massa. Cobrir e deixar descansar trinta minutos.
Enquanto a massa descansa, fazer o recheio, aquecendo uma frigideira com 1 colher de manteiga e 1 pingo de azeite de oliva. Jogar o pinhão picado, deixar alguns minutos, sacudindo a frigideira. Não é para dourar. Junte as folhas de sálvia e, logo que o perfume da sálvia na manteiga quente se espalhar pela cozinha, desligue o fogo e junte a outra colher de manteiga. Misture a ricota amassada. Se a mistura ficar muito seca, junte o creme de leite.  Reserve.
Depois abra a massa bem fina sobre uma superfície enfarinhada, corte em retângulos e coloque uma colher de sopa bem generosa do recheio em cada um.   



Se for guardar para cozinhar mais tarde, coloque em uma forma enfarinhada as massinhas recheadas, sem encostar uma nas outras, em camadas separadas por papel manteiga.


  


Para finalizar, é só esquentar o molho e cozinhar as massinhas em  um panelão de água fervente com sal por 2 a 3 minutos. Escorrer com cuidado, jogar o molho por cima e servir. 




  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll