segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Risotto mar y monte

El mar moverá la luna, O la luna a las mareas. Se nace lo que se es O se será aquello lo que se crea. Yo estoy aqui perplejo, No soy mas que todo oídos Me quedo con mucha suerte Tres mil millones de latidos. (Jorge Drexler, Tres mil millones de  latidos)



Definitivamente o risoto é um dos meus pratos prediletos. Para o almoço de domingo, a Gourmet Selvagem e eu fizemos uma versão com camarão e cogumelos. Deu uma bela combinação de sabores, o prato ficou delicioso, cremoso e aromático.

Ingredientes 
1 talo de alho porró em cubinhos
450 gramas de cogumelos fatiados
800 gramas de camarões limpos
1 litro de caldo de galinha
250 gramas de arroz para risoto
3 colheres de manteiga 
1 cálice de vodca
azeite 

Modo de fazer
Em uma frigideira, colocamos uma colher de manteiga e alguns pingos de azeite, refogamos  um punhado de alho porró, depois juntamos os camarões e os cogumelos e deixei refogar por alguns minutos. 
Em uma panela, colocamos  a outra colher de manteiga e alguns pingos de azeite, refogamos o restante do alho-porró, depois juntamos o arroz para risoto e deixamos fritar até o arroz ficar transparente. Jogamos um cálice de vodca, esperamos evaporar, mexendo, salgamos e fomos juntando o caldo quente, aos poucos, sempre mexendo - nesta fase contamos com a ajuda da Aprendiz de Lilica para mexer o risoto e do R. para a trilha sonora.  
Quando o arroz já estava cozido, mas ainda al dente, juntamos a ultima concha de caldo, os camarões e os cogumelos, conferimos o sal e mexemos mais um pouco até ficar bem cremoso, sem deixar secar. Desligamos o fogo, juntamos mais uma colher de manteiga e servimos de pronto.

6 comentários:

  1. oie!! Amo risoto também é dos meus pratos preferidos (adoro inventar) e comer!!
    beijokas

    ResponderExcluir
  2. só tem que cuidar para o vinho ser seco...doce só as companhias!

    ResponderExcluir
  3. No caso, o doce das companhias foi inversamente proporcional ao salgadinho do risoto rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Esse foi uma 'inventança' bem-sucedida, Piell!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll