quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Focaccia

Água, sal e vontade — a vida!Azul — a cor do céu e da inocência.Um lenço a colorir a despedidaDa galera da ausência...(Miguel Torga, Ode ao mar)



A focaccia é um pão italiano, de massa fina e com cobertura de azeite e sal. É um pão muito simples,  de água e sal, que fica ótimo servido com um bom azeite de oliva. 

Ingredientes
1 kg de farinha
1 colh fermento
2 xic água morna
4 colh azeite de oliva
1  pitada de açúcar
sal

Para a cobertura:
1/4 xic de azeite de oliva
flor de sal ou sal grosso
3 colheres de água
um punhado de folhas de alecrim

Modo de preparo
Em uma tigela grande, junte a farinha,o fermento e o açucar. Abra um buraco no meio, junte a água morna, o  sal e o azeite. Misture e vá amassando, adicionando mais farinha ou água se for o caso, até formar uma bola. Sove a massa dentro da própria tigela, por alguns minutos. Despeje um fio de azeite, role a massa na tigela, para ficar untada de todos os lados, cubra com um plástico e deixe crescer até dobrar de volume.
Unte uma assadeira bem grande com azeite, despeje a massa e alise com a mão untada até espalhar bem. Deixe crescer mais 15 minutos, faça buracos na massa com a ajuda dos dedos.


Numa xicara, misture o azeite, a água  e o alecrim e espalhe sobre a massa, deixando entranhar nos furos.



Jogue por cima o sal e leve ao forno por mais ou menos vinte minutos.



2 comentários:

  1. Que vontade de comer um pedacinho!!!! Há coisas que o mundo virtual deve melhorar.
    Abr....

    ResponderExcluir
  2. O mundo virtual só atinge dois dos nosso sentidos, 'tentando' os outros hehehe Prometo que, quando fizer de novo, farei uma só pra ti!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll