terça-feira, 14 de junho de 2011

Fettuccine de pimenta aos três queijos


São as pequenas coisas que valem mais
É tão bom estarmos juntos
Tão simples: um dia perfeito
(Renato Russo, Um dia perfeito)



Encerrando os pratos de massa caseiras feitos para o jantar com amigos, fizemos fettuccine de pimenta do reino, com molho de três queijos. O truque desta receita é que a pimenta moída grosseiramente vai misturada à massa. O resultado não é picante demais, faz uma ótima parceira com o molho de queijos. A receita vem do livro sobre massas da série Culinária Ilustrada Passo a Passo.
Separamos 500 gramas de farinha, cinco ovos, sal, duas colheres de pimenta do reino em grãos e uma colher de azeite de oliva. Primeiro, quebramos a pimenta do reino, com martelo de cozinha, até ficar esmigalhada mas não moída. Na mesa, fizemos um monte com a farinha, abrimos um buraco no meio e colocamos os ovos, sal e pimenta. Misturamos e depois amassamos até ficar bem homogeneo. Fizemos uma bola e deixamos descansar quinze minutos.
Sobre uma superfície enfarinhada, abrimos a massa não muito fina, depois cortamos em tiras longas.


Esticamos as tiras de massa e deixamos secando por duas horas. Depois, enfarinhamos, colocamos em uma tigela cobrimos e reservamos na geladeira até a hora do jantar.


Para finalizar o preparo, colocamos um panelão com água salgada para cozinhar, e iniciamos o preparo do molho de queijo, cortando em cubos 125 gramas de gorgonzola e 125 gramas de ricota e ralando 60 gramas de parmesão. 
Aquecemos numa panela em fogo baixo uma xícara de creme de leite, juntamos os queijos e mexemos até derreterem. 
Quando a água ferveu, colocamos a massa para cozinhar por dois minutos, mexendo para não grudar. 
Escorremos a massa, misturamos o molho de queijo e servimos com o filé grelhado.
Mais-do-que-perfeito!


2 comentários:

  1. nooooooossa! Massa feita em casa! Que maravilha! Um dia eu ainda chego lá rssss.

    ResponderExcluir
  2. Mônica, certo que dá um pouquinho de trabalho, mas não requer prática e habilidade. No fim de semana vou fazer uma opção rapidinha, especial pra ti e postar por aqui na semana que vem. Vais ver que não tem mistério!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll