sábado, 11 de junho de 2011

Capeletti in brodo... quase perfeito



Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito.
(Fernando Pessoa)

Para esperar os amigos numa noite fria, nada melhor que uma sopinha de capelettis, ou agnolinis. Fica ótima com uma  massinha de boa qualidade comprada pronta, mas, desta vez, deu na telha de preparar até os capelettis em casa. Porque até uma cozinheira de fim de semana de vez em quando tem que se dar a algum luxo...
É certo que dá  trabalho (é melhor ter alguma ajuda...), mas o resultado compensa.
Tudo começou de véspera, com a preparação do brodo, o caldo de galinha caseiro.
Num panelão, coloquei  cinco litro de água. Limpei um frango inteiro. Tirei a pele e o osso do peito e das sobrecoxas, separando a carne para o recheio da massa. Coloquei todas as outras partes do frango no panelão, com uma cebola, uma cenoura, um ramo de tomilho, alguns ramos de salsa e um talo de alho poró. Levei  tudo a ferver por três horas até o caldo reduzir e ficar bem perfumado. Deixei esfriar, retirei os pedaços de frango do caldo. Tirei a pele, desossei e desfiei a carne em lascas bem grossas. Desengordurei um pouco o caldo, juntei as lascas de carne e coloquei tudo na geladeira.  
Para o recheio, refoguei em azeite uma cebola, alho, o peito e as sobrecoxas do frango.  Temperei com sal e pimenta e passei no processador, juntando um punhado de queijo ralado.
Para fazer os capellettis, na manhã seguinte, contei com a ajuda do J. Numa tigela, misturamos quatrocentos gramas de farinha, 3 ovos, três colheres de água sal e uma colher de azeite de oliva. Amassamos e deixamos descansar por vinte minutos.
Depois que a massa descansou, enfarinhamos a mesa e abrimos a massa bem fina. Cortamos a massa em quadradinhos, colocando no centro de cada um uma colher de chá do recheio.


Dobramos ao meio na diagonal, formando um triângulo. Enrolamos o triângulo em círculo, prendendo as pontas e dobramos a pontinha. Os 'chapeuzinhos' não ficaram perfeitos, dada a nossa falta de prática... mas  neste caso, um pouco de imperfeição só valoriza o resultado hehe. Colocamos numa forma enfarinhada e deixamos as massinhas secarem por algumas horas.



Depois levamos à geladeira, num pote fechado. 



Para finalizar, aquecemos o caldo com os pedaços de frango, conferimos o tempero, quando o caldo ferveu juntamos os capelettis e deixamos cozinhar por  quatro minutos.
Ao servir, colocamos bastante salsinha picada polvilhamos com muito parmesão ralado na hora. Acompanhamos com um bom pão.



3 comentários:

  1. Não entendi o "quase perfeito"... Esse capeletti feito em casa é pura perfeição amiga!!!! Da próxima vez, se faltar mão pra ajudar, pode me chamar que eu subo a lomba bem feliz, hehehe...

    ResponderExcluir
  2. Adoro capeletti. Sopa divina.Confesso que com certeza comeria vários pratos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, pessoal! Ju, quando eu resolver ir para a cozinha para uma nova sessão de capeletis, conto contigo. Dionisio, até te convidaria, mas na verdade não sobrou nadinha :) Fica para a próxima...

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll