Vocês querem bacalhau? Bacalhoada de panela

21/04/2011

Teresinha, uhu!
Vocês querem bacalhau?
(bordão do apresentador José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha)


A minha receita preferida de bacalhau não vai ao forno, é feita na panela com cebolada. Gosto mais do bcalhau preparado na boca do fogão do que daquele que é feito no forno com os mesmos ingredientes: na panela fica mais sequinho e todas as porções ficam igualmente crocantes. 
Primeiro, coloco de molho em água, com dois dias de antecedência, um quilo de bacalhau. Depois cozinho até amaciar, e desfio em lascas grandes. Cozinho em água com sal um quilo de batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas, sem deixar que fiquem macias demais. Fatio três cebolas, pico dois dentes de alho. Separo um bom punhado de azeitonas pretas e alguns ovos cozidos.
Na panela, coloco mais ou menos uma xícara de azeite de oliva, frito as cebolas até ficarem bem macias, junto o alho, depois as batatas e deixo fritar mais um pouco, mexendo às vezes.
Junto as lascas de bacalhau, mais um pouco de azeite e frito por mais alguns minutos. Por fim, adiciono as azeitonas pretas e os ovos cozidos e sirvo direto na própria panela.


2 comentários :

  1. Hum que delicia! mas já experimentou cozinhar as batatas na primeira agua que ferve o bacalhau? é maravilhoso!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sim, essa receita e mais antiga, mas minha tia me ensinou esse truque. Olha só a coincidência, amanhã entra uma receita de bacalhau com batatas, feita exatamente assim. Obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...