segunda-feira, 11 de abril de 2011

Torta de legumes com ricota e tofu

A rotina da garganta é o rock.
A rotina da mão é o toque.
Julieta é a rotina do queijo.
A rotina da boca é o desejo.
... Toda rotina tem sua beleza.
(Arnaldo Antunes, A rotina)
Na geladeira, havia pequenas quantidades de queijo ricota, minas e tofu, o que me inspirou a preparar uma torta de legumes, com massa de queijo e ovos bem leve, sem usar farinha de nenhum tipo. Aproveitei o que estava disponível em casa, um pouco de cada coisa, mas poderia ter sido feito só com ricota, ou só com tofu, e usado outras verduras e legumes no recheio (por exemplo, brócolis, ou espinafre, ou cogumelos, ou palmito).  
Cortei em pedaços alguns floretes de couve flor cozida e um pedaço de alho porró. Cortei em cubos uma abobrinha, meia cebola pequena e um tomate.
No liquidificador, coloquei dois ovos, tofu, ricota e o queijo minas (mais ou menos 3/4 de xícara de cada),  meia xícara  de leite de soja, sal, uma pitada de açafrão da terra e uma pimentinha e um ramo de salsa. Bati até homogeneizar, depois misturei os legumes, mexendo, e despejei numa assadeira pequena untada. Levei ao forno por trinta minutos.  
A torta ficou muito gostosa e levinha, a receita rende uns doze pedaços quadrados, bem generosos. Comemos no almoço, acompanhando o franguinho grelhado e a saladinha de sempre.



O que sobrou foi devidamente 'traçado' no lanchinho da tarde.


Delícia para comer sem culpa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll