sábado, 19 de março de 2011

Tomates recheados


Estamos em Belém Novo, município de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, mais precisamente na latidude 30 graus, 2 minutos e 15 segundos Sul e longitude 51 graus, 13 minutos e 13 segundos Oeste. Caminhamos neste momento numa plantação de tomates e podemos ver a frente, em pé, um ser humano, no caso, um japonês.
(início do texto do multipremiado curta-metragem Ilha das Flores, de Jorge Furtado, cuja história segue a trajetória de um tomate)


Na feira de sabado, havia lindos tomates pequenos e bem maduros. Ainda sem saber o que preparar, mas encantada com a cor e aparência, trouxe os tomates para casa.
Resolvi prepará-los recheados. Primeiro pensei em usar ricota e linguiça, mas em casa só tinha lombo defumado, então improvisei.
Fiz para quatro pessoas. Separei dois tomates pequenos por cada comensal. Abri uma tampa, sem cortar inteiramente, os tomates. Com uma colher, esvaziei os tomates, tirando a parte central e as sementes. Recheei os tomates com a mistura de ricota, em porções bem generosas.
Fiz o recheio refogando, numa frigideira, meia cebola picadinha em um fio de óleo, depois juntei um pedaço de lombo de porco defumado cortado bem miudinho, deixei refogar mais um pouco e desliguei o fogo. Em separado, numa tigela, amassei meia ricota pequena, misturando com duas colheres de azeite de oliva e duas colheres de creme de leite. Juntei ao conteúdo da tigela o lombo refogado, umas duas colheres de queijo parmesão ralado e algumas folhinhas de tomilho. Misturei bem. Não precisou sal, pois o lombo e os queijos já são salgados.




Coloquei em uma forma untada e levei  ao forno quente por vinte e cinco minutos.  
Pensa numa coisa boa... Os tomates ficaram lindos, a polpa suculenta em parceria perfeita com o recheio bem temperado, cremosinho. Foi uma combinação de sucesso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll