quinta-feira, 17 de março de 2011

Macarrão com molho de tomate fresco


En diciembre se desata el tomate,

invade las cocinas,
entra por los almuerzos,
se sienta reposado en los aparadores,
entre los vasos, las matequilleras, los saleros azules.
Tiene luz propia, majestad benigna.
(Pablo Neruda, Oda al tomate)

O molho de tomate cru é o molho de macarrão preferido da minha filhota mais nova. Também, né, vamos combinar que juntar manjericão, azeite de oliva, tomate e muzzarela, não tem como dar errado... E o melhor é que é muito simples de preparar!
Para um jantar para dois, primeiro, coloquei uma panela com água no fogão para cozinhar. Enquanto a água esquentava, piquei em cubinhos dois tomates grandes sem sementes, coloquei numa tigela de servir grande o suficiente para comportar o macarrão, juntei as folhas de dois ramos de manjericão, um dente de alho picadinho. Misturei tudo e reguei com um generoso jorro de azeite de oliva. Deixei reservado, para pegar o gosto do tempero.


Enquanto o tomate descansava na tigela, em separado piquei cem gramas de queijo em cubinhos - como não tinha mozzarela, apelei para o queijo prato mesmo.
Quando a água ferveu, juntei o macarrão - usei ruote - cozinhei até ficar al dente, escorri e adicionei à tigela do tomate, juntando também o queijo picado. Misturei tudo, juntei algumas pitadas de sal e servi logo, acompanhando a carne grelhada e a salada de rúcula.



Se sobrar, vai bem na próxima refeição, servido frio, como saladinha.

3 comentários:

  1. É bem mais saudável também não é mesmo?
    Delícia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. que legal essa massa, faz tempo que nao faço essa rodinha, esqueci o nome dela agora, hihi!
    um bj doce e apareca nas abobrinhas
    roberta

    ResponderExcluir
  3. Sim, Fla, neste molho, além de fácil de fazer, só vai coisa boa para a saúde! Viva a cozinha mediterrânea! Roberta, eu chamo de ruote, mas não sei se é esse mesmo o nome. Estou em falta com as visitas aos amigos, mas logo espero retomar!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll