domingo, 16 de janeiro de 2011

Bolo de carne com espinafre e gratinado de batatas

What a world of gammon and spinach it is, though, ain't it? (Charles Dickens)



O bolo de carne é uma boa pedida para as férias, comidinha para agradar a toda a família. A receita dá para quatro a cinco pessoas, mas pode ser duplicada sem nenhum problema. Fiz um bolo de carne com espinafre, e acompanhei com um gratinado de batatas.
Primeiro, descasquei cinco batatas, que depois cortei em fatias finas e coloquei para cozinhar em três xícaras de leite com sal. 
Enquanto as batatas cozinhavam, temperei 700 gramas de carne moída com sal, pimenta, alho, cebola e cebolinha bem picadinhos, Juntei um ovo e uma colher de sopa de farinha de trigo para dar liga. Misturei tudo, untei uma assadeira oval pequena, forrei com metade do preparado. Por cima, coloquei um maço de espinafre cozido e uma ricota fatiada. Coloquei a outra metade da carne, ajeitei com uma colher e levei ao forno para assar. 
Continuei o preparo do gratinado, colocando em um refratário retangular camadas de batata e fatias de queijo (usei gruyere). Por cima de tudo, despejei o leite usado para o cozimento, misturado com uma colher de farinha. Polvilhei tudo com um pouco de parmesão ralado. Levei ao forno para assar,  até ficar bem tostadinho e crocante em cima. 
Tudo levou mais ou menos 40 minutos no forno, os pratos combinaram bem. Almocinho de férias perfeito! 

2 comentários:

arquivo

blogroll