quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Croque Monsieur - versão brasileira


Aujourd’hui j’ai fais une chanson,
ça c’est très elegant,
un oiseau, como se diz?
Est entré par la fenetrê e parou.
J’appelle pour mon chat:
ou tu veux ou tu veux pas.
(Tiê, Aula de francês)

Os franceses também fazem fast food, e o croque monsieur é um clássico, basicamente um misto quente melhorado. A preparação é simples, leva pão, presunto, queijo gruyere, e um molho para embeber as fatias de pão. A preparação não demora muito mais do que se fosse fazer um macarrão instantâneo.
Para jantar para dois, num dia de muita preguiça, como não tinha gruyère, fiz croque monsieur com queijo minas, que estava dando sopa na geladeira. O queijo derreteu bem e conferiu à parte de cima aquele efeito gratinado fantástico.



Coloquei o forno para aquecer a 200 graus. Numa tigela pequena, bati um ovo, juntei  umas duas colheres de creme de leite, sal e pimenta.


Passei um lado de duas fatias de pão de forma por essa mistura, cobri cda uma com queijo e uma fatia de presunto.


Depois, cobri com as outras duas fatias de pão, também passadas na mistura de ovo e creme. Por cima de tudo, despejei o que sobrou da mistura e por fim coloquei mais queijo em lascas. Levei ao forno, diretamente na grade (coloquei uma assadeira por baixo para não sujar o forno).


Quinze minutinhos depois, estavam prontos, tostados em baixo e borbulhantes por cima. Foram direto para o prato, acompanhados de uma saladinha leve, como fazem os franceses. Se a fome for muita, coloque por cima de tudo, depois de pronto, um ovo estrelado e está pronto o croque madame.
Não deixem de experimentar! Não tem como explicar como fica gostoso esse sanduiche, só mesmo provando. Sun is a croque madame if I lie...

2 comentários:

  1. Amo! Comemos croque monsieur duas vezes na França: em um pub na Bastilha, que estava divino, e em um café no jardim de Versailles, que estava lamentável.
    Desde que voltamos de viagem o Rodrigo pergunta "Quando tu vai fazer croque madame?" (ele prefere a versão com ovo).
    Por enquanto estou só no mate, acho que este vai ser nosso café-almoço de hoje. Boa pedida! Beijos, Ju
    PS:Minha mãe sempre fazia um "sanduichão" de forno com coberto com ovo e creme de leite batido Sem saber , ela estava afinada com a culinária francesa, hehehe...

    ResponderExcluir
  2. Me conta se a tua versão ficou legal. Acho que a tua mãe era uma cozinheira muito talentosa e que a fruta não cai longe do pé! Um beijão saudoso.

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll