terça-feira, 2 de novembro de 2010

Brie com geléia

Y por qué el queso se dispuso
a ejercer proezas en Francia?
(Pablo Neruda, Livro das perguntas)



No almoço de domingo, para aperitivar enquanto a carne assava, preparei um prato que é um verdadeiro ‘coringa’, fácil e rápido de fazer: queijo com geléia.
Como se faz? Nada mais simples: desembrulhar um queijo brie (ou camembert) e aquecer por trinta segundos no microondas. Servir imediatamente,  ainda quentinho, guarnecido com alguma geléia.
Este foi servido com bolachinhas salgadas e a geléia de laranja e limões cuja preparação foi objeto de um post anterior deste blog. Mas poderia ser com geléia pronta e de outros sabores, como damasco, bergamota, morango, framboesa, pimenta...
Ao cortar o queijo para servir, o interior está cremoso, cada um dos comensais se serve passando o queijo cremoso na torrada ou bolacha, junto com uma porção da geléia, que faz um ótimo contraste com o salgado do queijo. Pode ser colocado num rechaud com uma velinha acesa por baixo (por aqui não precisa, nunca chega a esfriar...).
É tão simples de preparar que é quase inacreditável. E faz muito sucesso, pois o que tem de fácil de fazer tem de gostoso.

2 comentários:

  1. Ah delícia isso.
    Brie é meu queijo predileto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fla, fica show esse queijinho, para petiscar. O risco é tu não querer comer mais nada, de tão bom!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll