sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Arroz de bacalhau incrementado

So close no matter how far
Couldn't be much more from the heart
Forever trusting who we are
And nothing else matters
(James Hetfield / Lars Ulrich, Nothing else matters)



Para receber os queridos alunos, fiz um arroz de bacalhau incrementado. Para oito pessoas, de véspera, colocar um quilo de bacalhau salgado de molho em água. Trocar a água várias vezes. Colocar o bacalhau escorrido em uma panela, cobrir de água, dar uma leve fervura. Escorrer o bacalhau, reservando a água da fervura. Desfiar o peixe em lascas bem grossas. Picar dois dentes de alho. Cortar três cebolas em pétalas, dois tomates grandes em cubinhos, um punhado de azeitonas pretas em lascas, um maço de brócolis em floretes. Fritar a cebola em azeite de oliva, juntar o alho e o bacalhau. Refogar levemente.  


Em separado, fritar 4 xícaras de arroz em azeite de oliva. Juntar o brócolis e os tomates picados,  a água do cozimento do bacalhau, e, se necessário, mais água. Vá controlando, o arroz deve ficar bem caldoso, ou malandrinho, como se diz em Portugal.  




Perto do final do cozimento do arroz, junte o refogado de bacalhau e um pacote de ervilhas congeladas. Prove e corrija o sal. Desligue quando o arroz estiver al dente, mas ainda com caldo. Sirva com azeite de oliva e pimenta do reino.


Ainda que a trilha sonora do jantar tenha deixado a desejar - desta vez faltou a indefectível 'Tarde em Itapoã' - o arroz de bacalhau foi muito elogiado pelo pessoal.

4 comentários:

  1. Gente, esse prato é uma delícia! Vou tentar fazer igual ao da "sora"...hummmmmmmm delicious!!!!

    ResponderExcluir
  2. Leci, que orgulho! Depois me conta se deu certo! Beijao e feliz natal!

    ResponderExcluir
  3. adorei a receita! assim que me encorajar a experimentar te contarei o resultado. bjs

    ResponderExcluir
  4. Que legal, não esquece de vir contar aqui. Manda foto que publicarei aqui, cheia de orgulho :)

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll